Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Racionamento garante a NO desperdício 45% menor de água tratada que a média nacional

Redação 27 de março de 2015 4 minutes read
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

Novo projeto do IEMA trabalhará com jovens a economia dos recursos hídricos no São Jorge

 

 

 

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

Graças a um racionamento de 13 horas por dia, Nova Odessa (SP) está desperdiçando 45% menos água que a média nacional, que é de 36.9%. “Nossas perdas, hoje, estão em torno de 20%. Com a distribuição normal, este índice seria em torno de 30% a 34%”, informa a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa).

Relatório divulgado pelo Instituto Trata Brasil revela que, em 2013, o volume de água tratada desperdiçado no país foi equivalente a 6,5 vezes a capacidade do Sistema Cantareira (1 bilhão de m3), o que causou um prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 8 bilhões.

O estudo “Perdas de Água: Desafios ao Avanço do Saneamento Básico e à Escassez Hídrica”, elaborado em parceria com a GO Associados, foi desenvolvido com dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS – 2013) do Ministério das Cidades.

“De acordo com a Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo], estudos indicam que cerca de 50% das perdas correspondem às chamadas ‘físicas’, relacionadas a vazamentos e extravasamento de reservatório, e os outros 50% são de perdas aparentes – água consumida e não computada, fruto de submedição, fraudes, falhas de cadastro e imprecisão de hidrômetro”, comenta a Coden.

O relatório aponta as regiões Norte e Nordeste como as que apresentam os índices mais altos de perdas devido a problemas na distribuição da água – 50% e 45%, respectivamente.  As cidades campeãs em perdas são São Luis (MA), Cuiabá (MT) e Jaboatão dos Guararapes (PE) – nesta, 70% da água tratada não chega até a população.

Inspiração

As perdas no processo de distribuição não são exclusividade brasileira, mas a média de países europeus – 15% e 25% – são bem mais satisfatórias. Por sua vez, outra cidade pode nos inspirar: na japonesa Tóquio, as perdas com água são de apenas 2%, graças a um forte investimento governamental e à fiscalização dos moradores.

“As principais cidades do mundo que conseguiram aumentar a eficiência da gestão hídrica têm investido na educação ambiental de seus habitantes e na modernização e substituição frequente de suas redes de distribuição. A responsabilidade ambiental deve ser difundida entre todos, pois não dá para aceitar qualquer desperdício, ainda mais na crise hídrica que estamos vivenciando”, afirma a presidente do IEMA (Instituto de Educação e Meio Ambiente), Ana Lúcia Mestrello de Micheli.

O estudo do Instituto Trata Brasil informa três cenários possíveis de redução dos índices de água desperdiçada e não cobrada. O primeiro, otimista, alcança perdas de 15% em 2033; o segundo, de base, atinge 20%; e o terceiro, conservador, chega a 25% em 20 anos.

“Mesmo o cenário base precisa de um grande esforço para ser realizado. É um desafio grande, precisa ter foco e planejamento anual das empresas e das esferas de poder envolvidas. E, claro, a população deve manter seu papel fiscalizatório, sempre atenta aos vazamentos para poder cobrar”, disse Édison Carlos, presidente do Trata Brasil, em entrevista ao G1.

A partir de maio, um projeto de empreendedorismo social voltado à água e direcionado aos jovens do bairro novaodessense São Jorge será realizado pelo IEMA, em parceria com a Paróquia São Jorge. Um dos trabalhos que será estimulado pela organização socioambiental é justamente o combate ao desperdício hídrico em Nova Odessa.

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Combate à Dengue: Fumacê é realizado na Zona Leste
Next: Momento Têxtil: Crise na produção nacional
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde pública SaúdePública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente