24horas Artigos / Opinião Dennis Moraes 

Quero morar em uma cidade bem administrada e bonita!

Por Dennis Moraes

 

Recentemente postamos uma enquete na página do facebook do Portal SB24Horas que fez muita gente “ferver” a cabeça no bom sentido.

Afinal de contas, uma cidade bonita pode ser mal administrada?

SIM!!!

O resultado da enquete foi esmagador!  84% das pessoas que votaram preferem morar em uma cidade bem administrada. Apenas 16% preferem morar em uma cidade apenas bonita. Algumas pessoas comentaram na enquete com aquele tom de “enquete tendenciosa” para apenas causar e tentar chamar a atenção quanto ao resultado. A enquete que ficou no ar por 7 dias teve 719 votos.

Podemos dizer que a enquete fez lembrar aquele velho comercial da bolacha Tostines, quem se lembra?

Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?

 

 

A enquete mostrou que muitas pessoas que votaram, querem morar em uma cidade sem problemas financeiros, com uma saúde digna, segura e com educação de alta qualidade. Hoje, Santa Bárbara d´Oeste vem passando por um grande caos financeiro, com uma dívida enorme, jamais vista em outras administrações que cresce dia a dia. A Prefeitura Municipal não divulga esses números para dar aquele ar de “cidade boa” como podemos ouvir nas transmissões da Santa Bárbara FM toda sexta-feira quando o atual prefeito, Denis Andia, divulga em seu programa as ações de seu governo, sempre com uma receitinha básica para você fazer em sua casa e uma prosa boa com o âncora que só faz as perguntas marcadas ao prefeito.

Nosso comércio barbarense vem atravessando uma fase ruim. Quem anda pelo centro da cidade pode observar que vários comércios já fecharam as portas e vários estão por fechar. O problema é nacional, mas sabemos que muitas cidades estão se organizando e conseguindo melhorar seu comércio com muitas ações simples e objetivas, criando convênios entre os lojistas. Talvez a ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d´Oeste) até tenha algumas ações desse tipo, porém a divulgação é pífia.

Não podemos deixar de concordar que a cidade teve muitas melhorias em alguns aspectos: Praças, áreas verdes, mobilidade, asfalto em suas principais vias, porém, temos que enxergar que estamos longe de ser uma cidade modelo para atrair investidores, tanto é verdade que desde que a administração Andia assumiu, apenas uma grande empresa (Caterpillar) veio para a cidade, porém devido a crise, a empresa “congelou” o investimento das obras do novo centro de distribuição em terras barbarenses.

100 anos em 8? Estou procurando o real significado dessa asneira….

As vezes ser taxado como oposição, mostra que estar do lado do povo você sempre pode ser considerado uma pessoa de esquerda, e sabemos que nem sempre é assim. Certa vez batendo um papo com um motorista de aplicativo que recentemente mudou para Santa Bárbara d´Oeste, ele me fez uma pergunta bem simples que me deixou sem palavras.

Você é barbarense né!? Me fale o que tem de bom em Santa Bárbara d´Oeste?

A resposta depois de um certo tempo pensando foi: Temos várias praças! Ahh, nossa água é a melhor da região. (risos)

Esse “delay” em minha resposta foi um sentimento muito ruim pois eu não poderia “maquiar” minha resposta falando que Santa Bárbara é referência na região em saúde, educação e segurança. Fiquei chateado demais em dar essa resposta, porém é o que temos para hoje. Faltando um ano e cinco meses para acabar essa administração, que “quebrou um tabu” (Nas eleições municipais de 2016, Andia tornou-se o primeiro prefeito da história de Santa Bárbara d´Oeste que conseguiu ser reeleito), sinto que ficamos muito acomodados depois dos escândalos da administração Mário Heins (2008 – 2012) que foi condenado por improbidade administrativa em setembro de 2011, em um esquema de fraudes em licitações que totalizam 19,3 milhões de reais.

As ações do Governo Andia sempre foram escoradas no governo anterior, uma tentativa pífia de mostrar que eles são sérios e diferentes. Isso não cola mais e o povo já começou a perceber…

Temos muitos casos de cidades maravilhosas que são administradas de forma errada em nossa região. Não tem como esquecer da administração De Nadai, lembra como era tudo lindo? Hoje vemos o atual Prefeito de Americana, Omar Najar, tentando colocar a cidade nos trilhos novamente com grandes ações e cortes no orçamento que tiveram que serem feitos para Americana voltar a crescer.

FUTURO

Creio que em 2020 finalmente Santa Bárbara d´Oeste passará por uma reforma política, com a chegada de novos nomes que podem e com certeza vão fazer a diferença na cidade. 2020 deverá ter novos candidatos ao cargo de prefeito e novos nomes para disputar a vereança barbarense.

PV de Denis Andia pretende indicar Rafael Piovezan para ser seu “Pitta“. O PSDB tem como pré-candidato o Vereador Dr. José. Outro nome que corre nos bastidores políticos é o do ex-vereador Fabiano Pinguim, que atualmente está no DEM. Podemos ter surpresas como Felipe Sanches PSC, Giovanni Bonfim do PDT, Marcos Fontes do PSL e até mesmo Cláudio Peressim do PATRIOTA.

De fato, teremos uma eleição municipal bem diferente das últimas com muitas oportunidades, opções e estilos bem diferentes. Teremos a oportunidade de finalmente poder escolher um prefeito forte entre tantos nomes fortes, o que não aconteceu nas últimas eleições municipais.

O novo administrador terá uma grande missão: Fazer Santa Bárbara d´Oeste sair do vermelho e finalmente atrair grandes empresas que gerem empregos para o barbarense.

 

 

Dennis Moraes é Comendador outorgado pela Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista e Diretor de Jornalismo do Portal SB24Horas

Comentários

Notícias relacionadas