19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Queda de pelos em felinos: entenda o que pode ser

Compartilhe essa notícia!

Estresse, doenças de pele e má nutrição são os principais causadores de queda de pelos em gatos

A troca de pelagem é um processo muito comum entre diversos animais. Para os donos de gatos, isso não é novidade, pois os bichanos são conhecidos por espalhar pelos por onde passam e deixar todas as roupas de seus tutores carimbadas com sua exuberante pelagem. No entanto, existem casos em que a queda de pelo pode ser em quantidade ou aspecto anormal. 

Existem fatores naturais que causam o aumento de queda de pelo em felinos, assim como fatores psicológicos, alimentares e até mesmo o ambiente pode contribuir para esse problema. Confira aqui quais são esses fatores e o que pode ser feito para evitar que a queda de pelos em excesso afete a vida dos gatinhos.

A queda de pelo em seu processo natural

Cair pelo é uma coisa normal dos gatos; segundo especialistas veterinários, o ciclo de vida da pelagem dos gatos domésticos é de, aproximadamente, 21 dias. Nesse período, o pelo nasce, se desenvolve e cai de forma natural, e a própria fisiologia dos pelos facilita essa queda, já que suas raízes são curtas e fracas (feitas dessa maneira para os pelos não serem arrancados junto da pele quando os felinos brigam por território ou fêmeas). 

Outro fator que contribui para a queda de pelo dos gatos são as transições da infância para a fase adulta e posteriormente a velhice, pois os pelos vão caindo e modificando sua estrutura e coloração. Do mesmo modo, os felinos “ganham” mais pelos próximos da chegada de estações frias, como outono e inverno, e perdem pelagem ao esquentar o tempo. Tudo isso faz parte da queda normal de pelos.

Doenças de pele

Existem doenças que afetam a pele dos bichanos, e um dos sintomas é a queda de pelos; a doença mais comum é a sarna, uma doença causada por um ácaro, e seus principais sintomas são queda de pelo localizada, coceira e feridas no local. Para tratar essa doença, é preciso levar o bichinho a um médico veterinário, para constatar a enfermidade e iniciar o tratamento com medicamentos tópicos, pomadas e sprays, até o desaparecimento dos sintomas. A recuperação da sarna normalmente não deixa marcas na pele nem nos novos pelos.

Problemas emocionais

Os gatos são animais que precisam de rotina, calma e carinho. Ambientes onde o animal se sinta estressado, encurralado por outros animais, sob ameaça constante de agressões físicas e verbais, falta de sol, não ter incentivos de brincadeiras ou viver em ambientes muito pequenos podem causar queda de pelo por estresse. Essa queda pode ser localizada ou generalizada, e é acompanhada por um comportamento arredio ou depressivo. Para contornar essa situação, deve ser avaliado como é o ambiente onde aquele animal vive e remodelar o estilo de vida para ser mais calmo e o gato ter qualidade de vida.

Problemas nutricionais

A ração felina é outro fator muito importante para a saúde da pelagem do animal, afinal é dela que o gato extrai todos os nutrientes necessários para o dia a dia. Rações com baixo teor de vitaminas e minerais podem causar anemia, queda de pelo e desnutrição do animal. O período da Black Friday é um bom momento para investir em ração premium para o gato, já que os descontos são muito convidativos e a ração possui validade prolongada – quando lacrada na própria embalagem, uma vez aberta, deve ser consumida dentro do prazo estipulado no rótulo.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!