O último domingo (23) foi um dia especial para os São Paulinos. Após uma longa espera, mais uma vez a equipe tricolor conquistou o campeonato paulista mais uma vez, superando expectativas e palpites, o time do Morumbi conseguiu vencer o Palmeiras por 2 x 0 e levantou a taça do estadual na temporada 2021.
Apesar do seu último título ter sido conquistado em 2012 (Copa Sul americana), quando o assunto era Campeonato Paulista o tricolor estava num jejum ainda maior. Desde 2005 que a equipe não conquistava o campeonato estadual, ou seja, 16 anos sem saber o que era vencer o Paulistão.
O espírito de busca por um título a qualquer custo ficou claro na estratégia adotada em 2021, o treinador Hernán Crespo poupou titulares para dois jogos do principal torneio do continente, somente com a intenção de ter força máxima para o mata-mata do Estadual. Dessa forma, o Paulistão se tornou prioridade em detrimento até da Libertadores.
Não parecia haver prova mais clara de que os são-paulinos queriam o Paulistão quanto a aglomeração em frente ao Morumbi. Os torcedores fizeram uma verdadeira festa para recepcionar os jogadores ao chegarem no Estádio do Morumbi. O torcedor tricolor já não aguentava mais virar motivo de piada por parte dos rivais e comemorou demais nas ruas, nas proximidades do estádio do Morumbi e nas redes sociais. Inclusive, é a primeira vez que o torcedor pode gritar é campeão no whatsapp!
Time acostumado a ganhar títulos ano sim, ano não nas décadas de 1970, 1980, 1990 e 2000, o São Paulo estava carente de conquistas e precisava demais desse Paulistinha para retomar seu ciclo vencedor. Ainda mais depois de entregar o título Brasileiro de 2020 de mão beijada.
A equipe apresentou a melhor campanha do Paulistão desde a primeira fase, como também foi eleita a que desempenhou o melhor futebol. O São Paulo teve vários destaques sob comando de Hernán Crespo que na grande final ficaram por parte do volante Luan, cria da base que abriu o placar, e Luciano, novamente decisivo, com o gol que selou o título no segundo tempo.
O São Paulo agora iguala ao Santos na terceira posição dos maiores campeões, com 22 títulos. O Palmeiras tem 23, enquanto o Corinthians continua com 30.