SB24Horas

Notícias na hora certa!

Quanto tempo dura um curso de florista

Presentear alguém é uma tarefa um tanto quanto difícil, porém, investir em arranjo de flores ou em um buquê como presente para alguém é uma dica infalível, além disso, a cesta de café da manhã com flores, por exemplo, é um item que cada vez mais faz parte de diversos momentos. 

No entanto, o que muitas pessoas acabam se esquecendo é que, para um buquê ou para um arranjo ser bem montado, é necessário a contratação de um profissional especializado na área.

Isso porque, apesar de parecer estranho, para trabalhar com flores, é necessário que os indivíduos realizem um curso, o famoso curso de florista, que apesar de não ser tão comentado, é um curso que abrange diferentes temas. 

Sendo assim, para entender melhor um pouco sobre o curso de florista, continue a leitura e confira um pouco mais sobre os principais tópicos. 

O que é o curso de florista?

Antes de mais nada, vamos começar entendendo o que é um curso de florista, para que na sequência, possamos falar sobre as áreas de atuação de um profissional da área, e diversos outros tópicos. 

De forma simples, podemos dizer que o curso de florista é aquele que ensina as técnicas básicas de elaboração de arranjos e buquês, de forma que, quanto mais você praticar, mais apto você estará para a montagem, afinal, para ser um florista qualificado, é necessário que o indivíduo tenha muita habilidade manual, criatividade e, o principal, muito capricho. 

Sendo assim, ao iniciar um curso de florista, você aprenderá sobre os seguintes tópicos: visão para a combinação de cores e coordenação motora. 

Outro ponto importante, ainda em relação ao curso de florista, é que, apesar de no curso você aprender sobre os tipos de flores, é necessário que você já tenha um conhecimento prévio, para que nenhum tipo de prejuízo ocorra e para que o buquê ou o arranjo seja montado da melhor forma nas aulas práticas, por exemplo. 

Áreas de atuação de um florista

Hoje em dia, com a diversidade de comércios, um florista pode atuar em diferentes locais, podendo, inclusive, trabalhar de forma autônoma, sem sair de casa, desde que seja capaz de desenvolver um senso de negociação. 

Além disso, o cidadão pode escolher qual área melhor lhe agrada, dentre algumas que iremos destacar. 

Decorador de festa

Diferente do que pensamos, um decorador de festa não é o profissional responsável somente pela decoração no que diz respeito aos lustres e outros itens, isso porque, hoje em dia, existem muitos decoradores especializados somente na decoração com relação às flores, sendo assim, é necessário que os profissionais possuam conhecimento sobre os diferentes tipos de flores, para que assim, possam realizar diferentes combinações. 

Além disso, caso não queira ter seu próprio negócio, um profissional especializado na área de florista, pode optar por trabalhar como freelancer para um decorador, assim, ao invés de lidar com as várias etapas necessárias para a contratação de um serviço de decoração, precisará lidar somente com as técnicas referentes a decoração em si. 

Floricultura

Além da área da decoração, um profissional especializado no curso de florista pode, ainda, optar por trabalhar em uma floricultura, ou até mesmo ter a sua própria floricultura. 

Nesse caso, é necessário que ele saiba colocar em prática tudo que aprendeu no curso, da melhor forma possível, para que os arranjos possam sair exatamente como as pessoas querem, bem como é necessário que saibam fazer combinação dos diferentes tipos de flores. 

Além disso, caso queira, o cidadão pode definir uma especialização para sua floricultura, trabalhando somente com buquês de noiva, por exemplo, ou com arranjos especializados para situações de condolências. 

Jardinagem

Por último, outra possível área de atuação para os profissionais qualificados pelo curso de florista, é a jardinagem. Isso porque, diferente do que pensamos, para que um jardineiro possa montar um jardim da melhor maneira possível, é necessário que tenha domínio sobre diferentes técnicas. 

Apesar de todas essas opções, é necessário que o profissional da área realize pesquisas para entender qual é o ramo que mais combina com ele, assim, poderá exercer sua profissão da melhor forma possível. 

Duração do curso de florista e a grade de aulas

Agora que você já sabe o que é um curso de florista e quais são as principais áreas de atuação para profissionais dessa área, vamos falar um pouco sobre a duração do curso e sobre a grade de aulas. 

Em relação a grade de aulas, ela é extensa e conta com matérias divididas por módulos, onde todos os módulos contam com atividades correspondentes, para que os indivíduos possam praticar. Já em relação à duração, um cidadão interessado neste curso, passará cerca de 3 anos aprendendo e, após esse tempo, terá acesso a uma certificação, a qual facilitará sua inserção no mercado de trabalho. 

Por fim, agora que você já sabe quais são os principais tópicos relacionados ao curso de florista, procure a universidade mais próxima de você e seja um profissional de sucesso.