29 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Qual o perfil do concurseiro ideal?

Compartilhe essa notícia!

No mundo dos concursos públicos, é normal se perguntar quais são as características essenciais para ter sucesso

 

Ganhar um concurso público é praticamente sinônimo de uma carreira estável e duradoura. Os cargos oferecidos são sempre muito seguros, oferecem excelentes salários e oportunidades de uma vida confortável. Não é à toa que os concursos são tão disputados, a ponto da vida do concurseiro poder ser comparada, até certo ponto, à vida de um atleta olímpico.

 

A diferença é que a Olimpíada vivida pelo concurseiro é caracterizada por um esforço muito mais mental do que físico. Nas condições de competitividade constante, estabelecidas por esse ambiente, é natural que o concurseiro se pergunte qual perfil ele deve ter para se encaixar.

 

Os requisitos

Muitos assumem, erroneamente, que é necessário ser inteligente para passar em concursos, e que é preciso ter uma habilidade natural para aprender, memorizar e executar o que foi estudado. Na realidade, a inteligência conta muito menos que fatores como determinação e disciplina.

 

O concursado ideal deve, na verdade, estar determinado a vencer, utilizando todos os recursos possíveis, com a inteligência voltada à administração desses recursos.

 

Motivação

A motivação deve estar no lugar certo, isto é, no desejo de se ter uma carreira e uma vida estável em um emprego que não só preenche os bolsos, mas também traz satisfação pessoal. Quem começa explorando seus desejos já começa na frente. São esses desejos que criam a determinação, e a partir dessa determinação que surgem as outras qualidades necessárias para ter sucesso.

 

Disciplina

Esse é um aspecto determinante. Construir uma rotina assertiva e centrada na execução dos estudos permite que o aprendizado seja consistente e verdadeiro. Não adianta planejar estudar oito horas quando se sabe que existe tempo e energia para apenas duas. A disciplina de administrar os horários com consciência do possível e do impossível gera uma rotina muito mais consistente e permite uma administração do tempo excepcional.

 

Resiliência

Com motivação e uma rotina estabelecida, a resiliência se torna a terceira peça-chave do sucesso. Afinal, as vagas para concursos públicos costumam ser muito limitadas, e a falha pode vir muitas vezes antes do sucesso, por isso é necessário construir uma personalidade capaz de resistir e persistir.

Para quem deseja prestar os concursos abertos recentemente, como o concurso TJDFT e outros, o momento é de estabelecer as suas metas e encontrar a sua motivação. Após esse passo, o resto vem com facilidade. Por fim, é importante lembrar que a moderação também é necessária. Nada adianta aprender tudo que é necessário para a prova sem aprender a manter-se calmo e saudável também.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!