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Qual linguagem é mais apropriada para cada rede social?

Ter um perfil em uma rede social é muito importante para os negócios de hoje em dia. Elas ditam, até mesmo, quais as estratégias de marketing digital mais adequadas para a empresa, pois ajudam a segmentar e a entender o público-alvo.

Também, quando se compreende o valor que essas plataformas têm e por que devemos estar bem posicionados nelas, muitas coisas melhoram, inclusive o relacionamento entre empresa e cliente.

Sem falar que elas crescem continuamente, principalmente o Facebook e o Instagram, facilitando a comunicação entre os usuários e as marcas. Só que essa comunicação também vai depender da empresa.

Essas plataformas, juntamente com as melhores estratégias de Marketing Digital, ajudam a construir a imagem de uma organização. Também são excelentes canais para o investimento em práticas de conversão.

Só que tudo isso vai depender da assertividade da marca ao usar essas redes, pois cada uma possui características próprias que determinam a melhor linguagem para se comunicar com o público.

Quando a marca não sabe se comunicar nessas plataformas, acaba perdendo boa parte dos investimentos que fez nessas ações.

Pensando na importância de entender isso, neste artigo, vamos falar sobre as redes sociais mais usadas e as linguagens mais apropriadas em cada uma.

Importância das redes sociais para as empresas

As redes sociais são plataformas que fazem parte do dia a dia das pessoas e das empresas, influenciando comportamentos, servindo como fonte de informações, dentre muitas outras maneiras, inclusive para comprar e vender.

Portanto, estamos falando de sites que fazem muito sucesso e que reúnem bilhões de pessoas ao redor do mundo, com perfis de consumidores para todo tipo de produto ou serviço, indo de manutenção de compressores até bijuterias.

Por conta disso, elas proporcionam uma comunicação bilateral, pois as marcas podem se dirigir diretamente aos seus consumidores, e estes, por sua vez, podem interagir em tempo real.

Essa aproximação possibilita um contato que traz, dentre outros benefícios, o aumento das vendas.

Usando as redes sociais, as marcas também conseguem conhecer melhor o seu público, o que é muito importante, já que toda ação em marketing digital depende do quanto a empresa conhece seus clientes.

Isso acontece porque o contato entre empresa e cliente é muito mais intenso, o que melhora a captura de informações relevantes, como o comportamento da persona no momento da compra. 

Além disso, é possível obter dados como:

  • Quem são os clientes;
  • Quais são seus hábitos de compra;
  • Suas dificuldades;
  • Objeções comuns.

Dessa forma, se uma loja de materiais para construção sabe que seus clientes têm buscado alternativas que tragam mais segurança, ela pode ser mais assertiva e oferecer fechadura eletroímã, por exemplo, como soluções para eles.

Essas são ações mais assertivas que melhoram as possibilidades de conversão e a lucratividade da marca, pois passam a trabalhar com ações que têm foco no engajamento do público.

A linguagem de cada plataforma

As redes sociais surgiram para melhorar a comunicação entre as pessoas e promover a troca de informações, mas cada uma tem uma maneira de fazer isso, pois dependem de linguagens diferentes.

Para atender um público específico, cada plataforma apresenta uma proposta de comunicação, que envolve formatos diferentes, como fotos, textos e vídeos.

Por isso, as empresas devem investir na linguagem mais adequada em cada uma, para ter um bom retorno. Para entender melhor, vamos falar um pouco sobre a linguagem em algumas das principais redes sociais, como:

Facebook

Esta é a rede social mais popular no Brasil e o no mundo, reunindo diferentes perfis de pessoas e empresas, como uma de serviços de contabilidade em geral.

Nela, os usuários podem fazer diferentes tipos de postagens, como fotos, vídeos, textos etc. Ademais, pelo fato de ter um grande número de pessoas ativas todo mês, as empresas conseguem impactar um público maior.

Pelo fato de permitir publicações de diferentes tipos, as empresas podem apostar em uma linguagem variada, mas sempre de acordo com seu público-alvo.

É claro que não é preciso que, por exemplo, um escritório de advocacia tenha o mesmo nível de formalidade ao conversar com seus seguidores pelas redes sociais, que teria dentro de seu escritório. A linguagem pode ser mais descontraída, mas sempre mantendo a cordialidade.

Por exemplo, um escritório de engenharia de avaliações pode investir em postagens que tenham conexões com ela, como assuntos e datas comemorativas.

Também é importante que, independentemente do que esteja sendo postado, o usuário tenha a impressão de que isso foi feito por uma pessoa e não por uma empresa, pois eleva a confiança do público.

YouTube

O YouTube não é bem uma rede social, mas sim, uma plataforma de streaming famosa no mundo todo, e que aos poucos vem substituindo a TV que conhecemos.

Nessa plataforma, as pessoas têm acesso a conteúdos em formato de vídeo sobre os mais variados assuntos.

Ou seja, se alguém quer saber sobre curso tecnico de segurança do trabalho SP, basta pesquisar no YouTube que vai achar alguma coisa sobre o assunto – e vai encontrar vídeos vindos de canais de marcas que investem nessa plataforma.

Basta ter uma conta e publicar os vídeos, por isso, ela é muito utilizada para as estratégias de Marketing de Conteúdo. E apesar de ter um público bem jovem, também é usada por pessoas de outras idades.

Assim como no Facebook, a linguagem ideal vai depender do seu público-alvo, mas como estamos falando de uma plataforma de vídeo, o ideal é que o material conte com uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Instagram

O Instagram é uma rede social que, apesar de permitir a publicação de vídeos longos, por meio do IGTV, seu foco principal é na publicação de imagens. Ou seja, assim como o YouTube, sua linguagem é totalmente visual, sem variar como no caso do Facebook.     

Dessa forma, uma empresa de impermeabilização de caixas d’água, por exemplo, pode obter excelentes resultados publicando um carrossel de imagens sobre como é feita a realização do serviço.

Isso vai ajudar a trazer boas oportunidades de negócios, mesmo usando o mínimo de textos nas legendas das fotos, de maneira simples e direta.

Ainda há os filtros para que as imagens sejam bem trabalhadas, atraindo ainda mais a atenção do público.

Vantagens de cada rede social

Cada uma dessas redes sociais traz vantagens para os negócios, independentemente de seu mercado de atuação. Ou seja, todos podem se beneficiar delas.

Por exemplo, o Facebook permite um marketing bem direcionado, isso significa levar em conta alguns fatores do público-alvo para incorporar nas ações.

Isso melhora a assertividade das campanhas e reduz os gastos com aquelas que não trariam bons resultados. Também chegar até o público é muito mais fácil e barato, uma vez que propagandas por rádio e TV são muito caras.

Além de barato, os anúncios no Facebook foram feitos para qualquer tipo de produto, desde cortinas para sala até serviços de terceirização contábil.

Não existe maneira mais efetiva de comunicação, do que falar pessoalmente, olhando nos olhos, e a única maneira de chegar perto disso é fazendo vídeos.

Por isso, o YouTube, por sua vez, tem como vantagem a melhora na comunicação entre empresas e clientes, permitindo que eles entendam a mensagem que as marcas querem passar.

Os vídeos têm a capacidade de prender a atenção dos usuários de maneira única, por isso, essa plataforma conta com cerca de 1 bilhão de horas de vídeos assistidas todos os dias.

Para quem quer investir em marketing viral, não existe canal melhor do que o YouTube, onde tantas marcas investem em suas propagandas e marketing de conteúdo.

Por outro lado, o Instagram é excelente para aumentar o engajamento do público com uma marca, pois ele permite a veiculação de imagens – e é o que dizem: uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo?

Por meio de recursos como os stories, a empresa consegue mostrar como o seu trabalho é feito. Por exemplo, um negócio que faça conserto de motores elétricos pode mostrar um carrossel de imagens de como esse serviço é realizado.

Além dessa, existem outras possibilidades que ajudam a aumentar o engajamento, bem como, a divulgar a marca e o que ela tem a oferecer.

Conclusão

A presença dos negócios na web é muito importante, e pelas redes sociais ela se torna ainda melhor. Usando-as de acordo com a linguagem e seu estilo, as empresas conseguem impactar seu público e melhorar seu desempenho.

São plataformas excelentes para divulgar a marca, oferecer mais credibilidade a ela, aumentar as vendas e fazê-la crescer cada vez mais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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