23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Qual é melhor: câmbio automático ou manual?

Compartilhe essa notícia!

Quando vamos pesquisar por carros novos para comprar, é normal ficar em dúvida entre o câmbio automático ou manual. Afinal de contas, esse sistema tem influência direta na qualidade da direção com o automóvel, o que impacta em quanto vamos gostar ou não do veículo. Ninguém quer comprar um carro ruim de dirigir ou que não conseguiremos avançar como gostaríamos, não é mesmo?

Nem todo mundo sabe como dirigir com câmbio automático. Na prática, isso pode ser um impeditivo para muita gente. No entanto, é fato que cada vez mais modelos estão surgindo com esse tipo de recurso disponível. Portanto, para muitos motoristas, especialmente nos próximos anos, essa será a regra do mercado, já que devemos considerar o fato de que a frota média no Brasil tem mais de 10 anos, então a maior parte das pessoas só terá acesso aos recursos de hoje daqui uma década.

E aí, quer aprender como escolher entre câmbio automático ou manual? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que é câmbio manual?

O câmbio manual é o sistema de marcha mais comum no Brasil e no mundo, tendo sido o primeiro produzido na história do automobilismo. O mecanismo é caracterizado por usar uma sequência de engrenagens em posições específicas para controlar a força que o motor produz dentro do carro. Existem duas peças específicas que ficam à disposição do motorista. A primeira delas é o pedal de embreagem, que é onde ficam as engrenagens e deve sempre ser acionado na hora de trocar de marca. Já a outra peça é a alavanca do câmbio, pela qual o motorista informa a nova marcha.

Ao mover o câmbio, o motorista consegue encaixar as engrenagens na embreagem em uma posição específica que controlará a força do motor do carro da maneira como for mais interessante naquele caso.

O que é câmbio automático?

O sistema automático é muito diferente do manual, tanto pelas peças internas, quanto pela interface exterior. Para começar, ele conta com um conjunto de discos específicos que podem se abrir ou se fechar dependendo da marcha que é utilizada no automóvel. Além disso, esse sistema usa uma peça chamada de conversor de torque para substituir o pedal da embreagem e controlar a força produzida pelo motor que chegará nas rodas do automóvel.

Para o motorista, basta subir uma alavanca e a marcha será trocada automaticamente, sem precisar apertar o pedal da embreagem e passar por todo o processo natural que o sistema manual exigia.

Como escolher entre câmbio automático ou manual?

Saber como escolher entre câmbio automático ou manual não é fácil, mas deve ser feito pelo motorista. Afinal de contas, não existe um carro com sistema “flex” no câmbio, permitindo ter os dois instalados.

De maneira a fazer a decisão correta, é importante analisar cada pró e cada contra que os sistemas oferecem. Afinal de contas, eles não são tão simples assim e podem ser adequados para motoristas diferentes em contextos distintos.

O câmbio manual tem a vantagem de ser considerado o sistema padrão. Ele é aquele que você aprende na auto-escola e, se pegar um carro para alugar em qualquer lugar do mundo, provavelmente receberá um modelo manual. Ele oferece ao motorista muito mais controle sobre o seu potencial e velocidade na pista, o que faz com que seja a melhor opção possível para quem entende muito de direção e é um ótimo motorista.

O câmbio automático, por sua vez, é uma opção um pouquinho mais fácil de entender como usar e começar a dirigir, sendo ideal para iniciantes. Além disso, dá mais conforto ao dirigir (não é preciso mudar a marcha o tempo todo), além de ser mais seguro (as mãos do motorista estão sempre no volante) e mais durável (dura mais tempo que os outros).

Em questão de desvantagem, a manutenção do câmbio automático é mais cara e o gasto com combustível é maior. Além disso, ele é mais caro no geral, pois é feito com peças mais sensíveis e específicas.

O câmbio manual também tem desvantagens. Em primeiro lugar, ele exige mais do condutor durante a direção. Além disso, ele também pode causar danos para quem dirige por muito tempo e quebra mais facilmente do que outros sistemas.

Com essas informações, você pode analisar cada câmbio e escolher o melhor para você. Vai depender, no fim das contas, do que você prefere ao dirigir e quanto dinheiro tem disponível para cuidar do seu carro.

Pronto! Agora que você já sabe como escolher entre câmbio automático ou manual, é hora de colocar isso em prática para ter os melhores resultados possíveis com o seu automóvel. Lembre-se de que a escolha do sistema de troca de marchas influenciará diretamente na qualidade da direção com o seu automóvel e, portanto, você poderá não gostar de dirigir o carro se escolher a opção errada.

E aí, gostou do conteúdo? Então conte para a gente: o melhor para você é câmbio automático ou manual? Comente abaixo!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!