25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Qual é a minha cor? Entenda como harmonizar seus looks com os tons ideais

Compartilhe essa notícia!

Paletas de cores bem construídas fazem toda a diferença na hora montar a composição do figurino

As cores estão presentes em nosso cotidiano das mais variadas formas. Seja na arquitetura de sua casa, no design de seus sapatos ou nas roupas do seu armário, elas compõem um importante elemento visual dos objetos que nos rodeiam.

Engana-se quem pensa que as cores são fatores puramente estéticos. Elas são, na verdade, elementos cheios de energia. Isso porque nada mais são que interpretações que nossos olhos fazem de ondas de luzes emitidas ou refletidas.

Esse conhecimento, inclusive, é utilizado terapeuticamente. O ramo da naturologia, conhecido como cromoterapia, utiliza a força das cores como forma de cura e manutenção da saúde.

Na hora de compor looks, isso também pode ser levado em consideração. Podemos escolher as cores de acordo com a energia que queremos transmitir, balanceando e construindo um contraponto com nosso humor ou elementos externos, tais como dias nublados ou chuvosos.

Poder das cores

Você provavelmente tem uma cor favorita, e isso pode dizer mais sobre você do que imagina. É muito comum que a gente se sinta mais confortável com uma ou algumas cores específicas. Saber o que essas cores transmitem pode te ajudar a utilizar o poder delas a seu favor na hora de escolher o figurino.

O azul, por exemplo, traz uma sensação de tranquilidade, serenidade e harmonia. Bem próximo dessas impressões está o verde, que nos remete esperança, liberdade, saúde e vitalidade. No geral, pessoas mais tranquilas tendem a escolher essas cores na hora de compor um look.

O azul e o verde são consideradas cores frias, sendo abundantes na natureza. Por isso, pessoas mais calmas tendem a escolher essas cores, pois se identificam com o que elas transmitem, muitas vezes, sem saber exatamente o porquê dessa preferência. Contudo, cores que transmitem tranquilidade também podem e devem ser utilizadas por pessoas mais agitadas, exatamente para construir esse contraponto das sensações.

Já cores como o vermelho, o amarelo e o laranja representam o movimento da energia, cada qual da sua maneira. São consideradas cores quentes. Igualmente, elas podem ser utilizadas por pessoas que queiram trazer um pouco mais de dinâmica para a look na hora de montar o figurino.

Enquanto o vermelho representa paixão e energia, o amarelo simboliza otimismo e alegria. O laranja, por sua vez, traz a sensação de vitalidade e sucesso. São boas cores, inclusive, para uma entrevista de emprego ou reunião importante. Deve-se atentar apenas para que, por serem cores fortes, looks monocromáticos com elas podem não caber em todos os ambientes.

Nesse caso, uma saída é acrescentar um acessório com uma das cores. Pode-se, por exemplo, escolher um terninho todo preto com um sapato fechado vermelho. Itens menores, como brincos e pulseiras, podem ter pequenos elementos de vermelho e amarelo.

Pretinho básico

A cor preta é considerada um curinga do armário de qualquer pessoa. É uma cor séria, que se padronizou na utilização em ocasiões específicas. Usada em excesso, porém, ela pode transmitir uma sensação de medo e solidão.

A editora-chefe da edição estadunidense da revista Vogue, Anna Wintour, inclusive, condena o uso de looks totalmente pretos. Conhecida por sua personalidade firme e sóbria, e seus vestidos coloridos, Wintour é o exemplo perfeito do contraponto que pode ser construído entre humor e figurino.

Retratada no mundialmente famoso filme O Diabo Veste Prada, Anna Wintour é internacionalmente reconhecida como uma mulher bastante séria e compenetrada. Seus vestidos coloridos, porém, conseguem trazer um pouco mais de movimento à presença da editora.

Em uma entrevista concedida à própria Vogue, ela diz que aqueles que preferem usar looks majoritariamente pretos devem acrescentar elementos de cor nos acessórios. Bolsas, cintos, brincos, e sapatos jamais devem ser pretos se todo o restante do look também já é.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!