26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Qual a relação entre saúde bucal e alimentação?

Compartilhe essa notícia!

Ter uma boa alimentação é algo que influencia diretamente em todo o funcionamento do nosso organismo. Isso não seria diferente em relação à saúde bucal. 

 

Por meio de uma alimentação equilibrada, nosso corpo consegue os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, assim como para garantir uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

 

Alguns alimentos são prejudiciais à nossa saúde, assim como também existem aqueles que são benéficos. Por esse motivo, é sempre importante atentar-se a quais são esses alimentos para que, quando possível, você possa evitá-los.

Alimentos benéficos para a saúde bucal

Muitos dentistas da clínica dental nos avisam sobre os alimentos que são prejudiciais à saúde bucal, mas não aconselham sobre aqueles que apresentam grandes benefícios para os nossos dentes.

 

Dentro da área da nutrição, os alimentos podem ser divididos em diferentes maneiras. Normalmente, conhecemos a pirâmide alimentar, mas também há outras formas de dividi-los. De acordo com as funções que os alimentos desempenham no corpo, eles podem ser divididos em três grupos:

  • Energéticos: responsáveis por fornecer energia ao corpo, funcionando como uma espécie de combustível — raízes (como mandioca e inhame), batata, arroz e pão;
  • Construtores: atuam diretamente na construção de novos tecidos, sendo fundamentalmente importantes para crianças e adolescentes em fase de construção — são os alimentos que possuem origem animal, como carnes, peixes, leite e ovos;
  • Reguladores: atuam na proteção do nosso corpo contra doenças, enquanto garantem um bom funcionamento — frutas e legumes em geral.

 

Todos esses alimentos desempenham papéis fundamentais em todo o funcionamento do nosso corpo. Por esse motivo, é essencial que a nossa alimentação contenha todos eles.

 

Entretanto, quando estamos falando sobre a saúde bucal, os principais são os alimentos reguladores. Isso porque são fontes de vitaminas e minerais para o nosso organismo, sendo essenciais para a prevenção de algumas doenças.

 

Igualmente importante são os alimentos fibrosos, encontrados em verduras e frutas. Como eles precisam de um tempo maior de mastigação e, por isso, ficam na boca, há maior atrito entre os dentes e o alimento, fazendo com que haja maior limpeza.

 

Os alimentos ricos em vitamina C são importantes por conta da saúde gengival, auxiliando na cicatrização e protegendo contra lesões. Como são encontrados em frutas, como goiaba e kiwi, ainda é necessário tomar cuidado com aquelas que são cítricas, pois podem alterar o pH da boca. 

 

Já os alimentos ricos em cálcio são essenciais por conta da manutenção e construção dos ossos, assim como dos dentes. Esses alimentos auxiliam a reduzir a exposição dos dentes aos ácidos que causam a sua deterioração. São principalmente encontrados em derivados do leite, assim como em peixes, e em verduras como o brócolis.

Alimentos prejudiciais à saúde bucal

Os principais alimentos que são prejudiciais à saúde bucal são os ricos em açúcares. Isso ocorre por conta das bactérias existentes na boca, que ao entrarem em contato com esses alimentos, liberam substâncias ácidas que roubam os minérios do dente, causando a desmineralização e deterioração.

 

Da mesma forma, os carboidratos ricos em amido apresentam os mesmos problemas que os açúcares. Por esse motivo, o profissional da clínica odontológica recomenda que esses alimentos sejam ingeridos durante as principais refeições, considerando que a escovação seja realizada logo depois.

 

Além disso, alimentos ricos em pigmentos podem causar manchas nos dentes com o passar dos anos. Esses pigmentos podem ser tanto naturais, como artificiais e são encontrados no café, no chocolate, no açaí e também nos refrigerantes ricos em cola.

 

Por esse motivo, fica claro como a importância está em ter uma alimentação equilibrada. Nenhum dentista da clínica dental vai pedir para que você exclua totalmente algum alimento da sua dieta. O importante é manter o equilíbrio.

Realize a higiene bucal

Independente dos alimentos que você ingere, sejam eles benéficos ou prejudiciais à saúde bucal, não podemos deixar de realizar a higiene bucal.

 

Isso significa escovar os dentes pelo menos três vezes por dia, dando prioridade para que a escovação seja realizada cerca de trinta minutos após a refeição. Dessa forma, o pH da boca já foi equilibrado pela saliva e está pronto para a escovação.

 

Além disso, o profissional da clínica dental deve ser visitado periodicamente. Normalmente, o aconselhado é que seja de uma vez a cada seis meses para pessoas que possuem a boca saudável. 

 

Dessa forma, é possível garantir que todos os cuidados serão tomados para prevenir diferentes doenças, até pelo próprio plano odontológico completo. Essas limpezas e manutenções são responsáveis por garantir uma boca saudável.

 

Caso precise procurar por um especialista, as buscas na internet estão apresentando cada vez mais resultados por conta do investimento que os dentistas têm feito no marketing odontológico. Dessa forma, é possível garantir um atendimento de qualidade.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!