6 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Qual a melhor idade para alguém começar a aprender inglês?

Compartilhe essa notícia!

Muitos pais se perguntam qual a melhor idade para alguém começar a aprender inglês. Afinal de contas, todo pai e toda mãe quer o melhor para os seus filhos e sabe que o inglês é um idioma importante para o futuro profissional e pessoal de qualquer pessoa. Assim, entender que estudar inglês é o melhor, mas quando fazer isso? Quando a criança é jovem ou quando já é adulto?

Essa é uma dúvida com argumentos importantes para todos os lados. Para muitos, o mais cedo possível é o melhor. Já para outros, não faz muito sentido começar cedo. Qual dos dois lados está certo? Se é que há um lado certo, claro. Dá para dizer qual a melhor idade para alguém começar a aprender inglês ou será que qualquer momento é bom o suficiente?

Se você quer saber qual a melhor idade para alguém começar a aprender inglês, então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

Qual a melhor idade para alguém começar a aprender inglês?

Pense por um momento: qual é a melhor idade para alguém começar a aprender inglês? Se você postou que “é quando criança”, então saiba que está certo, mas não está totalmente correto assim.

A lógica de que começar a aprender um idioma o mais cedo possível é o melhor faz sentido. No entanto, o ponto central aqui é que, na verdade, depende mais da lógica do modelo de ensino do que da idade em si.

Explica-se: como muitos especialistas já notaram, as crianças têm uma capacidade muito significativa para aprendizado na infância. Muitos descrevem o cérebro dos mais novos como “esponjas” que absorvem tudo a que têm acesso.

Assim, é claro que elas podem aprender idiomas muito mais facilmente do que adultos. No entanto, isso só funciona com o método de imersão total ou parcial. Ou seja, com o método de ir inserindo o inglês no dia a dia como se fosse algo normal, assim como o português.

Esse é o método que traz mais resultados com as crianças e que gera um aprendizado sólido e muito estável. É especialmente útil com o aprendizado da pronúncia e sotaques, já que as crianças são muito boas em discernir pequenas variações nos sons e tons.

No entanto, as crianças não vão funcionar muito bem com um método de aprendizagem focado em aulas expositivas normais, como a maior parte dos cursinhos. Isso porque elas têm dificuldade para o aprendizado lógico e também têm dificuldade em manter a atenção por um longo período de tempo.

Assim, mesmo sendo verdade que elas aprendem muito bem o inglês quando mais novas, ainda teriam muito problemas com o método errado.

E adultos?

Se as crianças têm maior facilidade de absorver o idioma pelo método da imersão total, isso significa que os adultos não têm esperança em aprender uma segunda língua? É claro que não!

Adultos também têm vantagens no aprendizado de novos idiomas, como o inglês. No entanto, novamente, o método é o que varia. Um adulto, por exemplo, tem muito mais facilidade em aprender um idioma ao compreender as suas regras e praticar no dia a dia. Ele consegue manter a sua concentração por muito mais tempo e focar bastante no aprendizado lógico.

Assim, métodos de aprendizado focados nisso são mais eficazes para os adultos. Um exemplo é o sistema Transfer English Bia Arantes, focado na transferência linguística como diferencial de aprendizagem.

Essa metodologia usa o português para otimizar o ensino do inglês. Basicamente, a pessoa entende como uma nova língua com base no seu idioma nativo ou idioma que ela já domina. Ao contrastar e comparar determinados fatores, alguns mais parecidos e outros bem diferentes, o aluno consegue dominar melhor o inglês ou qualquer outro idioma.

Por isso, escolher a metodologia certa é o diferencial para aprender inglês sem dificuldades. É claro que muitos adultos podem se dar bem com a imersão total, enquanto crianças podem ter bons resultados com outros métodos, mas é importante entender os seus pontos fortes e fracos e compreender como eles dialogam com o seu contexto. Isso permitirá que você possa aprender tanto o inglês quanto qualquer outra língua, sem muita dificuldade ou problemas.

Lembre-se de verificar a metodologia antes de escolher um curso, ler o depoimento de outros alunos e só então tomar a sua decisão de matrícula.

E aí, agora que você viu qual a melhor idade para alguém começar a aprender inglês, mas viu também que nunca é tarde para aprender uma segunda língua. Assim, mesmo que seu filho ou filha (ou mesmo você!) tenha determinada idade, não terá problemas em aprender inglês com o método correto. Portanto, se você quer ver seu filho ou você mesmo ter um currículo mais potente com o novo idioma, procure um curso com a metodologia mais adequada para cada contexto.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário a seguir com a sua opinião!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!