20 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Qual a importância de praticar exercícios físicos?

Compartilhe essa notícia!

Segundo um levantamento feito pela OMS em 2022, a falta de exercícios fisicos pode causar doenças em cerca de 500 milhões de pessoas até 2030.

Esse relatório mostra que o sedentarismo é um dos fatores que pode levar ao desenvolvimento de doenças, como:

  • Doenças cardíacas; 
  • Elevação da pressão arterial;
  • Sobrepeso;
  • Osteoporose;
  • Diabetes;
  • Depressão.

Sendo estes apenas alguns exemplos de possíveis problemas que o sedentarismo pode causar. 

O desenvolvimento dessas doenças por causa da falta de exercícios acontece porque, para que exista um bom funcionamento de todos os sistemas do organismo, é preciso que o corpo se movimente e se mantenha ativo.

Sendo assim, quanto menos uma pessoa se move, menores são os estímulos enviados para o corpo.

Estudos também comprovam que pessoas fisicamente ativas apresentam riscos menores de desenvolver inclusive doenças mentais ou relacionadas ao emocional, sem contar que uma rotina ativa contribui para prevenção e até mesmo tratamento da pressão alta, além de melhorar a qualidade do sono.

A relação entre ansiedade e exercícios físicos

Diversos profissionais de gestão hospitalar afirmam que o bem-estar físico está diretamente relacionado ao bem-estar emocional, ou seja, quando um está sendo estimulado, o outro tende a acompanhar.

Isso acontece porque o corpo humano é capaz de liberar uma série de hormônios durante a atividade física, aumentando e melhorando os níveis de endorfina, serotonina e noradrenalina, substâncias que são essenciais para a saúde e estão relacionadas ao alívio da ansiedade.

Existe uma região no cérebro chamada hipotálamo, e nela, se encontra a hipófise, uma glândula capaz de armazenar hormônios.

Quando as substâncias liberadas pela hipófise circulam no organismo, elas agem no sistema nervoso central, causando uma sensação de conforto e bem-estar ao indivíduo.

Um ponto importante é que uma das principais consequências da ansiedade é a queda da autoconfiança e desestimulação, e o equilíbrio resultado pela atividade física tende a reduzi-las expressivamente, fazendo com que a pessoa se sinta mais confiante e segura.

Essa confiança pode despertar a vontade e interesse de fazer coisas novas, ter uma rotina diferente, e até mesmo retomar atividades e estudos que estavam parados como ingressar em mba em gestão hospitalar ead.

Incluindo o exercício físico na rotina

Os benefícios dos exercícios físicos no dia a dia são vários, podendo citar como alguns exemplos:

  • Prevenção de doenças;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Melhora a autoestima;
  • Alívio de estresse;
  • Maior disposição no dia a dia;
  • Melhora a circulação sanguínea.

Para uma pessoa que costuma passar a maior parte do tempo em casa, e que cursa, por exemplo, faculdade de vendas online, passando boas horas de seu dia em posturas eretas e sentada, incluir caminhadas ou corridas leves na rotina pode ser um bom começo. 

Isso porque, além de ser uma atividade fácil e acessível, exige apenas o uso de calçados e roupas confortáveis.

Na era digital, é muito comum que na maior parte do tempo, seja no trabalho ou gestão de pessoas faculdade, as pessoas acabem dedicando a maior parte do dia das telas, quase sempre sentadas ou deitadas.

Com isso, essa rotina acaba influenciando no sedentarismo, sendo importante dar pequenos passos rumo a uma rotina mais movimentada, intercalando as atividades.

 

Se as caminhadas ou corridas forem inviáveis em algum momento, outras boas práticas para serem aderidas são os alongamentos e meditações, que podem ser feitas isoladamente em casa e até mesmo durante a procura por gestão financeira melhores faculdades na internet.

 

É super recomendado fazer um alongamento leve antes de dormir e ao acordar, preparando os músculos e articulações para o dia que vai começar ou terminar.

 

Esses alongamentos ajudam muito na movimentação do corpo, impedindo e prevenindo atrofias e enfraquecimentos musculares.

 

Se alongar, meditar, caminhar, correr, ir a academia são ideias de exercícios físicos, mas é importante sempre procurar um profissional e entender qual a mais adequada, pois podem existir indicações específicas dependendo do objetivo.

 

O primeiro passo é sempre o mais demorado e mais difícil, mas atitudes pequenas como trocar o elevador pelas escadas, dar uma volta no quarteirão, carregar as sacolas do mercado, entre outras, são iniciativas simples mas que a longo prazo trazem ótimos resultados para a saúde física e mental.

Também é importante unir a prática de exercícios físicos a uma boa alimentação e horários separados para descanso. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!