SB24Horas

Notícia na hora certa!

Qual a diferença entre a páprica doce e picante?

Para quem ama um bom tempero e quer uma opção muito deliciosa e alternativa, a páprica é uma resposta barata e fácil de achar. Mas quando compram ela, é normal o cliente se perguntar qual a melhor escolha: doce ou picante? Tudo isso depende de certos pontos.

 

Vamos primeiro entender sua composição, sabor e no que elas são recomendáveis de usar, vamos citar algumas boas dicas e receitas onde a páprica doce fica uma delícia e traz um sabor maravilhoso.

 

Entenda por que ela tem uma cor e sabor tão forte e quando e onde usar a páprica doce ou picante, comparando suas diferenças e vantagens. Primeiro, vamos entender quais tipos de páprica existem!

Quais os tipos de páprica?

Existem diversos tipos para esse tempero. A Páprica Doce, ou a picante com níveis diferentes de ardência e também temos a opção da páprica defumada. Ela pode ser aplicada tanto quanto um bom tempero ou condimento como um corante natural, pois sua cor avermelhada é muito forte.

 

Quando armazenada de forma correta, cada tipo de páprica pode ser guardada em no armário ou geladeira por até 18 meses. Os produtores das pápricas se preocupam muito com sua durabilidade e na qualidade dos ingredientes usados em sua composição.

 

Para entender mais sobre seus componentes, leia um pouco sobre o ingrediente abaixo. Independente de sua composição, todos os tipos de páprica são produzidos por meio de pimentões deshidratados, apenas o defumado é onde esse processo muda um pouco. Ele é defumado através da fumaça.

O que é Páprica Doce

Para quem nunca usou esse tempero, imaginar como ele é pode ser um pouco difícil, mas pode estar perdendo um sabor delicioso que ele pode trazer para a comida. Além disso, a Páprica Doce pode agir como corante natural e evitar com que haja necessidade de gastar com isso.

 

A Páprica Doce, apesar de seu nome, não é doce de forma alguma. Ela apenas apresenta um gosto mais leve que a opção picante. A Páprica Doce tem uma coloração avermelhada que age como um corante natural, como dito antes, além de trazer um sabor muito característico na comida que a utiliza.

 

Para entender por que ela tem um gosto tão saboroso e é tão recomendada para muitas refeições, temos que entender sua composição, que seria a seguinte:

 

  • Fubá
  • Colorífico
  • Páprica

Não é uma composição complicada e além disso não contém glúten. Essa especiaria vem do pimentão ou pimento seco de vários tipos, independente de seu tipo, até a Páprica Doce. Mas quais as diferenças entre as pápricas?

A diferença entre a páprica doce e picante

Já dizemos que a páprica, independente de ser doce, picante ou defumada, vem do pimentão seco e cortado. Porém, a Páprica Doce e a picante tem algumas diferenças a serem listadas, para a melhor escolha entre elas para um bom prato, é bom então entender tudo isso antes de fazer a compra:

  • A Páprica Doce tem gosto mais leve, enquanto picante tem gosto forte e um ardor muito maior que pode vir em diferentes níveis. A páprica doce ainda assim leva uma leve ardência para pratos ficarem ainda melhores e mais saborosos.
  • A cor da páprica doce costuma ser mais escura. A páprica picante tem uma cor mais suave e isso pode dizer que ela foi produzida com pimentões sem semente.

Ambos esses fatos devem ser considerados ao usar a páprica em pratos culinários, apesar de trazer uma bela mistura de sabores. Portanto, escolher uma ideal pode trazer uma experiência muito melhor na cozinha.

Onde usar a páprica

Existem diversos pratos em que se pode optar pela Páprica Doce ou picante como um tempero gostoso na cozinha. Por ter um gosto característico, ela é ótima quando colocada em peixes, frango e arroz de maneira leve para não exagerar. Existem, porém, algumas receitas específicas para aqueles que optam pelo tempero provar.

Existem diversas receitas onde é possível utilizar desse tempero como uma forma de trazer um sabor diferente. Alguns possíveis pratos para o uso da páprica, sendo ela a doce ou picante, seriam:

  • Um frango frito ou assado temperado com páprica antes de ser preparado da forma desejada;
  • Um molho de macarrão preparado com um leve toque do tempero antes de ser servido;
  • Carne de boi ou porcos temperadas;
  • Saladas temperadas levemente com páprica junto ao sal ou pimenta, opcionalmente.

A páprica é uma das maneiras mais fáceis de deixar uma refeição muito mais deliciosa por conta de sua praticidade no uso e tantas opções de alternativas onde ela pode ser aplicada.

Conclusão

Usar da páprica para vantagens na cozinha e deixar as receitas muito mais saborosas é muito simples e fácil.

Quando falamos sobre a Páprica Doce, picante e defumada, existe muita história, usos e benefícios aplicados nesse tempero incrível. É certamente um dos temperos mais importantes e versáteis na cozinha.