SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quais são os tipos de indústria?

Compartilhe essa notícia!

A indústria faz parte do dia a dia de nossa sociedade há muitos anos, e mesmo que antigamente muitos não as enxergassem da mesma maneira que vemos nos dias de hoje, o impacto que causaram na vida das pessoas sempre foi grande.

Por isso, existem diversos tipos de indústrias, cada uma funcionando em um determinado ramo de trabalho, exercendo alguma função no mercado que tem como objetivo final oferecer algo que o consumidor queira.

O texto de hoje irá abordar quais são os tipos de indústrias que temos no mercado, o seu conceito, demonstrando como elas são importantes até os dias de hoje e como são essenciais para a sociedade funcionar.

Mesmo um protetor auricular plug silicone possui uma certa demanda, podendo ser maior ou menor que a grande maioria, mas existem pessoas que se interessam pelo produto e, cabe a empresa, oferecer um com a maior qualidade e funcionalidade possível.

Em outras palavras, existem diversos tipos de indústria e cada um se especializa em uma demanda em especial, podendo elas ter naturezas diferentes, principalmente quando pensamos em um mercado tão vasto como o do nosso país.

Isso sem mencionar o tipo de atividade que cada uma delas pode oferecer. Enquanto uma é focada na produção de eletrodomésticos, a outra pode se especializar em serviços de programação de CLP e IHM.

Com isso, pode-se dizer que as possibilidades que uma empresa tem de oferecer um produto ou serviço inovador são altas, mesmo quando o mercado já está bem estabelecido e os clientes já sabem o que querem consumir.

Pensando nisso, é importante entender quais são os tipos de indústria e os tipos de atividade que cada uma exerce, facilitando o compreendimento do sistema por completo e as diferentes maneiras que podem ser abordadas e quais horizontes podem ser explorados.

Para ficar por dentro de tudo e aplicar esses conceitos e ideias em sua indústria de fabricação de peças usinadas, por exemplo, confira os tópicos a seguir onde tudo será melhor desenvolvido.

Tipos de finalidade de uma indústria

Para compreender melhor como funcionam as atividades de uma indústria, é importante saber que elas são divididas em categorias que têm finalidades distintas para os produtos comercializados ou para os serviços prestados.

Dessa forma, fica mais fácil de dividir as demandas de trabalho e dar um norte para as decisões da empresa.

Sendo assim, podemos dividir as finalidades de uma empresa como:

  • Indústrias de bens de produção;
  • Indústrias de bens de consumo;
  • Indústrias de bens de capital;
  • Entre outras.

Dividir as indústrias nessas categorias, independente se ela produz resistência aletada retangular ou até mesmo headsets para telemarketing, ajuda a melhorar a análise de dados e padronizar o que é realizado pela mesma.

As indústrias de bens de produção, por exemplo, são classificadas como aquelas que produzem matéria-prima que, posteriormente, pode ser utilizada por outras indústrias para desenvolver o seu produto. 

Diante disso, podemos dizer que são elas que fornecem a base para outros tipos de negócios.

Em outras palavras, elas são responsáveis por tirar um elemento da natureza e transformar o mesmo de maneira que possa ser utilizado por outras empresas, para o desenvolvimento de um produto final ou intermediário, como um acoplamento elástico de borracha.

Já as indústrias de bens de capital são as responsáveis por criar um material que será utilizado por outras empresas em seus processos, sejam eles internos ou externos, produtivos ou não.

Um bom exemplo é a criação da esteira de linhas de produção, que pode ser criada e configurada por uma outra indústria, a indústria de bens de capital. Um bom exemplo disso é a empresa que produz injeção plástica em Sorocaba.

Além disso, podemos classificar as empresas de bens de consumo, que também são conhecidas como aquelas que cuidam da parte final de um longo processo, transformando a matéria-prima no produto final que é distribuído para diversos tipos de mercado.

Em outras palavras, é o que possibilita a criação do produto final para ser entregue aos consumidores que, quando distribuído para diversas empresas, pode variar de um porta laminas microscopia ou até mesmo partes de um componente eletrônico.

Independente da finalidade do produto final, é possível que alguns considerem as indústrias que seguem pelo ramo digital podem ser uma quarta finalidade, mas ainda não é um consenso comum por vários motivos.

Atividades das indústrias

É possível também destacar alguns ramos de atividades de outros tipos de indústrias que também são muito utilizados nos dias de hoje, tanto pela alta demanda de trabalho quanto pela análise de ramos de mercado e padronização.

Com isso, confira a seguir alguns dos ramos de atividades mais conhecidos no mundo atual, além de ser altamente utilizado e comportando tudo que o mercado oferece, até mesmo uma unidade evaporadora.

01 – Indústria Energética

O primeiro grande exemplo de empresa das categorias mencionadas nesse tópico é a energética, que são indústrias focadas na produção de energia ou de combustíveis, elementos utilizados por muitas pessoas no dia a dia.

Podemos qualificar como indústrias energéticas aquelas que produzem petróleo ou a própria energia hidrelétrica, que de alguma forma é distribuída ou aplicada no país de alguma maneira.

02 – Indústria Alimentícia

Consideradas as indústrias que produzem alimentos ou bebidas, esse tipo de indústria abrange todo tipo de processamento de alimentos, desde os que são pouco até os que se tornam totalmente industrializados para, depois, serem comercializados.

Em outras palavras, desde o suco de laranja em caixa que você toma até mesmo as ameixas secas são processadas e comercializadas por esse ramo da indústria, que comercializa comida para toda a sociedade.

03 – Indústria de Construção Civil

Como o próprio nome já acusa, o ramo de construção é aquele que está totalmente relacionado às construções de casas, estabelecimentos, prédios e tudo aquilo que está relacionado ao ramo de construção.

Com o crescimento constante das cidades e novas necessidades relacionadas a moradias, modelos de construção e o crescimento contínuo dos centros urbanos, esse tipo de indústria continua sempre se movimentando dentro do seu mercado.

04 – Indústria Bélica

Já esse ramo industrial se refere a tudo que está relacionado à criação, manutenção e prestação de serviços de uso militar, podendo envolver novas tecnologias, armas, veículos e até mesmo satélites.

Em outras palavras, apesar de não ouvirmos muito sobre esse ramo específico da indústria, é algo que está em constante crescimento. As informações podem ser escassas quando se trata desse aspecto da indústria, mas ainda sim, movimenta muito dinheiro no mundo todo.

05 – Indústria Informacional

Por fim, mas não menos importante, esse é o ramo industrial ligado à parte informacional, ou seja, a relação com softwares e hardwares, produtos ligados com informática no geral, por isso que possui essa relação com o nome.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou e se aprofundou nos tipos de indústrias comportadas pelo mercado atualmente. Exemplos foram dados e situações foram explicadas de forma a melhorar o entendimento e contextualizar o leitor.

Embora muitos não enxerguem da mesma forma, é importantíssimo entender o porque existem esses tipos de indústria, qual ramo cada uma trabalha e como diferenciar cada uma delas dentro do ramo industrial.

Saber diferenciar uma das outras facilita na hora de tomar alguma decisão ou desenvolver algo em prol de alguma dessas empresas, principalmente quando se busca parcerias ou simplesmente novos clientes para fazer com que seu negócio cresça.

Quando uma empresa contrata outra para prestar algum serviço ou desenvolver um produto personalizado para a mesma, é importante saber em como adentrar esse mercado e já ter em mente quais são os objetivos e finalidades do negócio.

Tal ação ajuda a desenvolver e planejar uma estratégia que envolva todo o processo de realização e produção da empresa, te dando vantagens durante a negociação, ou simplesmente fazendo com que saiba um pouco mais sobre o produto ou serviços final que comprará de uma outro empresa.

Dessa forma, essa simples atitude coloca você como consumidor ou empreendedor a frente de outras indústrias no mercado, se diferenciando e mostrando que tem um vasto conhecimento de como elas funcionam.

Busque aplicar o conhecimento descoberto ao longo do texto, de forma que te ajude a explorar o melhor que sua indústria tem a oferecer e te coloque à frente das outras de maneira saudável, aproveitando o conhecimento para isso.

Portanto, agora que já possui uma melhor compreensão de como tudo funciona, basta sentar e utilizar o conhecimento obtido como forma de estratégia, buscando sempre melhorar e aprimorar o que a sua indústria tem de melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!