28 de setembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quais são os alimentos que colaboram com a saúde dos cabelos?

Compartilhe essa notícia!

Muitas pessoas não sabem, mas a alimentação pode ser uma grande aliada para tornar isso realidade.

O cabelo é basicamente feito de proteínas. Por exemplo, a queratina é a proteína mais conhecida por fortalecer e prevenir a queda de cabelo. Dito isso, para fortificar os fios com alimentos, as melhores opções são ingredientes ricos nesse nutriente, como carnes, ovos, gelatina e leite e seus derivados.

Outros nutrientes, incluindo algumas vitaminas e minerais, também têm impacto na hora de cuidar dos fios.

Entre eles, temos o ômega 3, que é encontrado em peixes, oleaginosas e linhaça. Vitamina C, encontrada em algumas frutas como morangos, laranjas e kiwis. Vitamina A, encontrada em frutas e vegetais, como cenoura, tomate e mamão. Ferro, encontrado na beterraba, feijão e fígado. 

Finalmente, há o zinco, encontrado em sementes oleaginosas, sementes de abóbora e amendoim.

A seguir, você verá alguns dos alimentos que colaboram com a saúde dos cabelos, além de entender a importância da queratina.

Conheça a queratina

A queratina é um dos principais ingredientes para um cabelo saudável. Entre outros benefícios, seu papel no cuidado capilar inclui fortalecimento e proteção da fibra.

Essa substância tem a função de proteger e resistir a certas estruturas do nosso corpo, principalmente o cabelo.

Representa 90% da formação dos folículos capilares e é essencial para sua vida, elasticidade e resistência.

Ela atua como um escudo protetor para evitar a perda de umidade do interior da haste do cabelo, protegendo o cabelo para uma aparência mais brilhante e mais fácil de pentear.

É interessante também o consumidor fazer a busca de Recarga de Queratina, para que ele tenha um cabelo mais saudável.

Cenoura

As cenouras contêm dois nutrientes essenciais para o cuidado do cabelo: beta-caroteno e vitamina A. 

O primeiro é um poderoso antioxidante que combate os efeitos dos radicais livres no organismo e previne a queda de cabelo. O segundo age diretamente nas células do couro cabeludo, nutrindo e reduzindo a oleosidade.

Espinafre

Os alimentos são uma fonte de ferro, um mineral essencial para a formação de glóbulos vermelhos e nutrição do folículo piloso. Sua falta pode levar ao embotamento, ressecamento, fraqueza e até queda de cabelo. 

A clorofila nos alimentos também atua para equilibrar o couro cabeludo oleoso, fortalecer as raízes e normalizar o ciclo de crescimento capilar.

Aveia

Os grãos contém silício, mineral que compõe a queratina, a proteína que forma o cabelo. Este alimento também contém vitaminas do complexo B e zinco, que otimizam a proliferação das células do bulbo capilar para o crescimento do cabelo.

Salmão

Além de ser uma poderosa fonte de proteína, o salmão também contém grandes quantidades de ômega-3 e selênio. A combinação desses nutrientes combate a inflamação e protege o couro cabeludo da exposição ao sol.

Soja

A soja é considerada uma proteína completa, o que estimula a produção de novas cadeias para substituir as que foram perdidas e evitar que fiquem quebradiças.

Leite

Esta bebida fornece aos consumidores regulares vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, zinco, magnésio, fósforo e potássio, além de proteínas. 

Portanto, o leite pode prevenir a queda de cabelo devido a deficiências vitamínicas desses nutrientes. Além disso, o leite contém cálcio, e a falta desse mineral pode deixar os fios quebradiços e mais finos.

Laranja

Sabe aquela parte branca da laranja que envolve os gomos? É rico em pectina, um tipo de fibra que ajuda a eliminar toxinas do corpo. Em excesso, as toxinas podem aumentar a aparência de oleosidade e caspa.

Ovos

O consumo regular de ovos ajuda a manter a saúde e a estrutura do cabelo. É um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais como ferro, zinco e selênio. Este ingrediente auxilia na proliferação das células ciliadas, proporcionando crescimento e fortalecimento capilar.

Morango

Esta fruta é rica em flavonóides e vitamina C, duas substâncias que ativam a circulação sanguínea no couro cabeludo. Isso permite que os fios cresçam mais rápido, evitando que eles caiam, quebrem e ressequem.

Feijão

A riqueza de ferro faz do feijão um alimento essencial na dieta diária. Além de prevenir a anemia, também garante que o cabelo permaneça saudável. Como fonte de zinco, os grãos fornecem aminoácidos suficientes para formar filamentos metálicos.

Iogurte magro

O iogurte é uma fonte de aminoácidos que fortalece as fibras capilares. Além disso, sua composição contém vitaminas do complexo B, que facilitam a deposição de queratina nos fios.

Castanha do Pará

As oleaginosas são ricas em zinco. Sua falta torna o cabelo fino, quebradiço e sem brilho, ou seja, você pode entender a importância desse mineral.

Agrião

Os vegetais ajudam o cabelo de duas maneiras. Com o enxofre em sua composição, mantém e produz queratina e previne a caspa.

Com isso, você sabe agora alguns alimentos que colaboram com a saúde do cabelo, além de entender a importância da queratina.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!