6 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quais são os 3 tipos de radiação ultravioleta?

Compartilhe essa notícia!

Os raios UV são um dos maiores perigos invisíveis que enfrentamos. A gente não dá a devida importância a eles, e mesmo assim eles podem gerar sérios problemas de saúde nos seres vivos.

As pessoas de forma geral adoram praia, adoram o verão e adoram tomar um bom bronze, mas será que elas param para pensar que tudo isso tem que ser curtido com muito cuidado e para o bem da saúde deles?

É difícil conscientizar as pessoas de que algo faz mal para eles sendo que esse algo é invisível e faz mais mal quando eles estão curtindo o lazer. Então a melhor forma de tornar isso mais claro, é explicando perfeitamente o que é a radiação ultravioleta.  

Para quem não sabe, existem 3 tipos de radiação ultravioleta que são mais conhecidas, e são as 3 que precisamos conhecer para evitá-las da forma mais eficaz possível. E hoje estamos aqui para ajudar com isso.

Hoje vamos explicar o que é radiação UV, e mais, vamos explicar uma por uma quais são os tipos de radiação, e dar algumas dicas de como você pode fazer para estar seguro desse tipo de mal no seu dia a dia.

O que é radiação ultravioleta? 

Vamos começar então explicando o que é radiação ultravioleta, que nada mais é do que uma onda eletromagnética que vem dos raios do sol, e tem uma carga energética muito alta e ao mesmo tempo ionizante.  

Ela é tão forte que é capaz de retirar elétrons de átomos, e ainda gerar íons. O seu nome vem por conta de sua cor, através do único tom que o olho humano pode vê-la, que é a cor violeta.  

Apesar de ser difícil de ver, a nossa pele sente muito os efeitos deles, que podem gerar uma série de problemas nos olhos de quem fica expondo os olhos à luz do sol toda hora, mas também pode gerar câncer de pele, também por conta da longa exposição sem protetor solar. 

Radiação UVA 

A UVA, que também pode ser chamada de luz negra, é um tipo de radiação que tem menos energia. Apesar disso ela é também a radiação UV que mais banha a terra, e por conta disso a camada de ozônio mal dá conta de bloqueá-la.  

Felizmente ela é a menos prejudicial. Entre as 3 que vamos citar aqui, mas isso não significa de forma alguma que devemos subestimá-la. Pelo contrário, já que ela é a que mais tem a capacidade de penetrar a nossa pele, o que significa que se não tomarmos cuidado com a exposição, podemos ter problemas.  

Ela, assim como as outras podem ser combatidas com protetor solar, mas também com roupas e proteção, como camisa e calça proteção uv, tudo depende de como você prefere se proteger no dia a dia.  

Radiação UVB

A radiação UVB é conhecida como uma energia mediana, maior do que a citada anteriormente, mas menor do que a que ainda vamos citar. Ela é mais energética que a anteriormente citada, e tem um poder um pouco menor na hora de penetrar a pele. 

A camada de ozônio consegue bloquear sua entrada só parcialmente, então no verão existem lugares mais quentes que fazem com que esse tipo de radiação faça muito mal para a pele de quem não se protege.

Especificamente nos lugares próximos à linha do Equador, essa radiação é suficiente para queimar o corpo todo se as pessoas não se protegerem. Ou até pior, esse raio já é forte o suficiente para causar câncer de pele 

Radiação UVC

Agora vamos para a última e mais perigosa das radiações solares, a UVC, que também pode ser chamada de germicida, e se esse nome não é suficiente para te deixar intimidado, ainda temos outras coisas para dizer.  

Ela é de longe a radiação mais energética toda, tanto que não conseguimos absorver nada dela através da nossa pele, causando apenas lesões e problemas de pele, além é claro do problema celular que depois vem causar câncer.

Para se ter uma ideia, ela é densa o suficiente para ser bloqueada pela camada de ozônio, o que impede que tenhamos sérios problemas com esse mal todo dia.  

Cuidados

Agora que você já sabe quais são os tipos de radiação, é importante tomar cuidado. O câncer dele é um problema sério que pode vir a acometer qualquer um que não tome as devidas providências.

Então lembre-se sempre do protetor solar e das roupas de proteção, lembre- se também de tomar cuidado quando for ao trabalho e tiver que andar no sol, ou mesmo para os momentos que você vai ficar no seu quintal.

A exposição ao sol deve ser feita com cuidado, protegendo a pele e também os olhos, para que você possa curtir seu verão tranquilo e sem problemas de saúde. 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!