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Quais são as vantagens de acompanhar os KPIs de conteúdo?

Os KPIs, também conhecidos como Key Performance Indicators, são ferramentas de avaliação muito importantes para qualquer tipo de recurso que você esteja verificando junto a sua empresa, garantindo uma análise mais completa de seu negócio.

Durante uma campanha de marketing e publicidade, você faz uma série de ações, desde as pesquisas iniciais, planejamento, acompanhamento do processo e até mesmo a produção de conteúdo sobre suporte de informatica para empresas para seus consumidores.

Entretanto, não adianta fazer toda esta movimentação se você não souber acompanhar com qualidade o trabalho que está sendo executado. Você pode acompanhar pelo número de visualizações ou de conversões, mas muitas vezes isso não é o suficiente.

Para ter uma dimensão mais efetiva de seus resultados, é preciso avaliar o quanto sua estratégia está sendo funcional, e através dos KPIs de marketing digital isso é possível.

A maioria dos empresários já ouviu falar sobre os KPIs, mas não sabe exatamente como trabalhar com eles, uma vez que são um formato relativamente recente de avaliação, que se popularizou nos últimos anos.

A relevância é uma informação muito importante para você trabalhar com efetividade em suas ações. 

Por conta disso, muitas empresas de curso de capacitação SP estão se adaptando e identificando a melhor maneira de explorar esse tipo de recurso com qualidade.

Para conseguir uma boa resposta ao avaliar os KPIs, é preciso que eles tenham alguns pontos em particular, como por exemplo:

  • Quantificação;
  • Relevância;
  • Cálculo simples;
  • Resposta direta.

Estes pontos são fundamentais para encontrar os KPIs corretos para suas ações, garantindo assim um resultado mais qualificado e aproveitando melhor estes recursos de maneira expressiva para suas atividades.

Para trabalhar com estes indicadores, você precisa entender a especificidade de cada métrica, ajudando a medir suas situações e entender como elas podem ser relevantes para seu negócio.

Principais KPIs para o marketing

Os KPIs podem ser utilizados de diversas maneiras, ajudando em várias estruturas de sua empresa. Por isso, é importante compreender como você pode utilizar alguns destes KPIs especificamente para o marketing de seu programa delivery pizzaria, por exemplo.

Quanto mais você avalia sua campanha, maior é o potencial de conseguir melhorar seu espaço e aprimorar seus recursos, ampliando assim suas possibilidades de interação com o público e conquistando uma estrutura mais qualificada de marketing digital.

Leads

Os leads são uma das métricas mais importantes de qualquer ação de marketing digital. É preciso diferenciá-los das pessoas que costumam frequentar seus canais de comunicação como sites e redes sociais.

Um lead é uma pessoa que consome seu conteúdo há um tempo, e acaba realizando uma ação desejada pela empresa, que normalmente envolve passar informações pessoais e dados de comunicação em troca de recursos promocionais, como um e-book.

Estas pessoas demonstram um interesse claro em continuar o relacionamento com a companhia, e são ideais para trabalhar no processo do funil de vendas. 

Um bom lead tem grandes chances de eventualmente se tornar um cliente de sua empresa de contabilidade para terceiro setor.

Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados. Apesar do interesse, esse consumidor ainda não tem nenhuma definição ou decisão de atividade, e pode acabar se afastando de sua empresa se você não tomar cuidado na hora de se comunicar com ele.

É preciso que você tenha tato e saiba os momentos de abordagem para fazer com que o lead siga seu caminho na jornada de compra até o momento da negociação. Quanto mais leads você tiver, melhor sua campanha estará se saindo.

Isso porque seu primeiro objetivo ao criar uma campanha de marketing é justamente fazer com que as pessoas demonstrem interesse em seus produtos ou serviços, garantindo assim que você tem espaço e margem para a comunicação.

Esse tipo de recurso é fundamental para você trabalhar com efetividade, garantindo uma estrutura de qualidade para suas ações futuras, principalmente para entender o quanto você está conseguindo de ROI.

O ROI (Retorno Sobre Investimento) mostra o quanto você está conseguindo lucrar com um determinado cliente.

Esse número é um cálculo entre o que o consumidor do seu curso tecnico de informatica a distancia está comprando e o custo de aquisição para obtê-lo, que inclui gastos com publicidade, atendimento e outros.

Quanto mais você consegue compreender seus leads, maiores são as chances de engajamento e de conversão que você conseguirá através da análise desse KPI.

Palavras-chave

As palavras-chave são um dos pontos mais importantes para uma estratégia de marketing de conteúdo. Isso acontece porque estas palavras são as responsáveis por atrair os consumidores e por apresentar conteúdo relevante para o público.

Quando você cria uma produção de conteúdo, é preciso que este material seja encontrado pelas pessoas interessadas para que ganhe visibilidade e garanta os resultados que você deseja com sua campanha de marketing.

O cliente, quando procura em um motor de busca por um problema ou necessidade, ele não saberá o nome de sua loja inicialmente. 

Diante disso, ele irá digitar uma série de palavras que tenham relação com a atividade que ele precisa de ajuda, como um software de logistica.

Estas palavras serão usadas pelos algoritmos das páginas de pesquisa para encontrar o conteúdo mais relevante com o que aquele consumidor precisa. Estes termos são chamados de palavras-chave.

A maioria das ferramentas de SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) e KPIs possuem formas de avaliar a relevância de uma palavra-chave, e o quanto ela teve impacto direto em sua estrutura. 

Existem hoje programas que fazem essa avaliação, e identificam as melhores opções para suas palavras-chave.

Quanto mais alto nas pesquisas você estiver, maiores são as chances de novos clientes o encontrarem. Esse tipo de recurso é fundamental para trabalhar com efetividade, garantindo muito mais recursos para sua empresa de limpeza SP.

Além disso, as palavras-chave ajudam sua empresa a criar relevância no mercado.

Quanto mais relevante seu site for no mercado, maiores serão suas chances de vendas. Dessa forma, estar entre os primeiros resultados de palavras-chave relevantes aos negócios que você trabalha é fundamental para ter um bom retorno.

Esse tipo de recurso é muito importante para que você identifique quais palavras-chave tem melhor retorno e como o posicionamento delas nos sites de pesquisa ao longo do tempo, garantindo que você usará os melhores recursos.

Tempo no site

Outra métrica muito relevante para a produção de conteúdo é o tempo que o usuário passa em seu site. Quanto mais rápido ele sair, menos conteúdo foi interessante para mantê-lo focado no material que você está apresentando.

Isso significa que de alguma forma você não está conseguindo se conectar com seus consumidores, o que pode ser muito prejudicial se você estiver oferecendo seus serviços de tradução juramentada SP.

Quando você trabalha com a produção de conteúdo, é importante que as pessoas tenham interesse em continuar no seu site e conferir o que você tem a oferecer, preferencialmente até mesmo buscando mais de um tipo de conteúdo.

Este é um KPI medido de maneira muito específica, normalmente por segundos. Por isso, é importante manter o realismo quando você estipular metas. Tenha uma média de tempo baseado na quantidade de conteúdo que você produziu.

Um conteúdo pequeno levará menos tempo para que os usuários consigam absorver todas as informações, então não há porque esperar que o consumidor passe horas em um único material.

Além disso, é importante ter em mente que algumas ferramentas de análise possuem recursos específicos para avaliar esse tipo de atividade em cada publicação.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é outra métrica importante para sua avaliação. Ela mede o quanto seus consumidores ficaram em sua página, mas em questão de conteúdos avaliados.

Quando um consumidor abre uma página e vai embora de seu site, ele está aumentando sua taxa de rejeição. 

O ideal é que um cliente passe um tempo navegando em seus arquivos, descobrindo novas possibilidades e conhecendo melhor seu material.

Entretanto, em alguns casos, essa métrica pode ter avaliações diferentes. Caso você esteja falando de uma landing page, cujo objetivo é fazer o consumidor interagir diretamente na página inicial, a taxa de rejeição pode aumentar sem prejudicar a campanha.

Considerações finais

Os KPIs de marketing são fundamentais para qualquer empresa que deseja se manter ativa no mercado, uma vez que estas ações permitem que você estruture seu material e consiga trabalhar de maneira relevante.

Portanto, é muito importante que você saiba avaliar suas ações, identificando os pontos que estão sendo positivos e que devem continuar e quais elementos de sua estrutura devem ser reavaliados, pensados para uma melhor campanha.

Dessa forma, você aprimora seu atendimento como um todo, conseguindo conquistar um status de liderança em seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.