6 de outubro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quais são as diferenças entre o álcool para combustível, para bebidas e para limpeza?

Compartilhe essa notícia!

Quando você ouve a palavra “álcool” qual é o tipo que vem à sua cabeça? Será o álcool de cozinha, aquele usado para limpeza, que também serve para acender churrasqueiras? Será o álcool de carros, também chamado de etanol? Ou será que são aquelas bebidas alcoólicas que você fica sonhando quando chega a sexta-feira?

Provavelmente, isso vai depender da realidade de cada um. Algumas pessoas podem pensar primeiro no álcool de cozinha, talvez por terem que frequentemente fazerem faxinas ou simplesmente por não beberem, ou aquela pessoa que bebe com regularidade e sempre associa o álcool à bebida.

Seja como for, é importante que as pessoas sempre saibam que esses três álcoois são coisas completamente diferentes. Enquanto cada um associa a alguma coisa diferente, é um sinal de que cada um está ciente de que eles são diferentes. 

É importante ter essa distinção por vários motivos. Primeiro porque o álcool de beber pode não ser muito eficaz na limpeza, como era de se esperar, e também porque ingerir álcool de cozinha ou etanol de carro pode ser fatal.

Quando se é jovem, muito mais ideias vêm à tona, e as pessoas acabam fazendo  para se arrepender profundamente depois, e beber álcool de cozinha certamente é uma dessas aventuras, isso se você sobreviver para poder se arrepender depois. 

Hoje vamos falar sobre esse assunto, sobre a grande diferença entre o álcool que você usa para abastecer seu carro, o álcool que você usa para limpar a casa e o álcool que você usa para beber. Confira!

O álcool de abastecer 

Vamos falar primeiro do álcool que move veículos, aquele que é extremamente importante para a indústria, e que durante muito tempo foi uma alternativa mais econômica dos motoristas para não depender apenas da gasolina.

No Brasil, esse tipo de álcool é feito por meio de um processo de fermentação usando a cana-de-açúcar. Mas, essa não é a única maneira de se fazer esse combustível, já que existem alguns outros vegetais que podem ser usados.

Pouca gente sabe, mas vegetais como beterraba e milho também podem ser usados para se produzir álcool. Tudo isso é feito de forma controlada dentro de laboratórios, um processo que não é muito fácil. Mas, como no Brasil o que temos em abundância é a cana-de-açúcar, ela acaba sendo mais utilizada.  

No entanto, para falarmos especificamente desse álcool, temos que falar das suas especificações e da sua função como, por exemplo, o fato de que ele obrigatoriamente tem que ser límpido, transparente, ter uma graduação alcoólica que vá de no mínimo 95,1% e no máximo 96%, com o que sobra sendo água. Além disso, ele deve ter o PH neutro, e deve estar totalmente sem impurezas.

Qualquer coisa fora desse padrão pode comprometer o álcool, e disso o Brasil entende bem, já que é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo e consequentemente esse é o produto que ele mais usa para esse fim.  

Álcool de beber

Agora vamos para o álcool mais apreciado pelo brasileiro, o de beber. A base do álcool de beber é exatamente a mesma que já citamos sobre os carros, ou seja, o etanol. Portanto, ele pode ser extraído exatamente das mesmas fontes.

A grande diferença dele aqui é a quantidade concentrada. Isso porque ele tem o teor alcoólico que é extremamente inferior ao usado para que os veículos possam andar. 

O processo de industrialização do álcool de beber é bem cuidadoso e usa vários equipamentos modernos como os da alfa instrumentos, que são utilizados para se certificar que uma bebida não vai ter mais álcool do que deveria. 

Para se ter uma ideia, o nível de álcool em uma cerveja gira em torno de apenas 5%. Como dissemos, o nível de álcool para carro é de 96%, então dá para perceber  a grande diferença que faz com que as pessoas possam beber um e não o outro.  

Geralmente são usados métodos de pesagem supermodernos para saber o quanto de álcool existe ali para que seja introduzido na bebida, e assim que nenhum seja mais forte ou mais fraco do que deveria.  

Álcool de limpeza

Por último, vamos falar do álcool de limpeza, que não é diferente de nada que você  já viu aqui. Ele também é produzido da mesma maneira, tem os mesmos componentes e o que muda também é a sua concentração, tendo em vista que ele será muito mais forte que a bebida, mas um pouco mais fraco que o de carro.

Portanto, se o álcool é forte demais não serve para limpeza, já que vai acabar evaporando antes mesmo de matar os germes e bactérias, então, a porcentagem do álcool de cozinha é de 70%.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!