26 de abril de 2024

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Quais os fatores de SEO Off Page e On Page?

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As ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, têm como principal objetivo melhorar a classificação das páginas da web dentro dos buscadores, especialmente o Google.

 

Por esse motivo, a estratégia passou a ser aplicada em grande parte dos planejamentos de marketing digital, uma vez que aparecer com bom rankeamento nos resultados de pesquisa é a chance de melhorar o tráfego orgânico do site.

 

De acordo com estudos, cerca de 98% das pessoas acessam o Google para buscar algum conteúdo na internet. São mais de 3,3 bilhões de buscas diariamente e mais de 100 bilhões todos os meses.

 

Além disso, é possível encontrar praticamente tudo no Google: basta digitar “painel elétrico industrial”, por exemplo, e se deparar com inúmeros conteúdos, bem como empresas que vendem o equipamento.

 

O rankeamento também é indispensável para receber cliques. No Google, 18% dos cliques orgânicos vão para o primeiro resultado da busca, 10% para o segundo e 7% para o terceiro, segunda pesquisa.

 

Vale dizer que as estratégias de SEO visam a atração de tráfego orgânico. Por esse motivo, nem sempre os resultados são imediatos, como os anúncios patrocinados. 

 

Daí a necessidade de um trabalho constante até alcançar as primeiras posições no Google. Fora que, ao conquistar a classificação, é preciso continuar trabalhando para mantê-la.

 

Mesmo que seja uma estratégia a longo prazo, o ROI (Retorno sobre Investimento) do SEO é extremamente positivo. Até porque, em muitos casos, a construção de materiais e de conteúdo tem um custo extremamente barato – mas, é preciso ter atenção à qualidade.

 

Então, como alcançar uma boa classificação com as técnicas de SEO? O artigo de hoje vai tratar mais sobre essa pergunta e mostrar quais os fatores de SEO Off Page e On Page influenciam no rankeamento do seu site. Acompanhe a leitura!

O que é SEO On Page?

O SEO On Page, ou “dentro da página”, é um método que visa dar destaque às páginas online, a partir dos motores de busca, tendo como especialidade a otimização da estrutura do seu próprio site, colaborando com a classificação nos resultados de busca.

 

De modo geral, podemos considerar como SEO On Page, todas as estratégias e otimizações feitas dentro da sua página, por exemplo a construção do título com palavra-chave principal, a definição da URL, entre outros.

 

O SEO On Page está diretamente relacionado com o conteúdo da página. Desse modo, os mecanismos de busca podem perceber que o seu site é relevante, através de uso de palavras-chave e o interesse do material.

 

Por esse motivo, o SEO On Page deve ser capaz de produzir algo que gere valor aos usuários, direcionando o conteúdo conforme a palavra-chave, isto é, os termos mais pesquisados dentro do Google.

 

Por exemplo, ao empregar a palavra-chave “aluguel de barracão”, é preciso elaborar algo que trate sobre essa temática, para que o leitor fique informado sobre os processos de locação, vantagens, etc.

 

Além da palavra-chave, é preciso considerar o título da página, chamado de Meta Title. Essa é uma das principais construções de otimização, pois é a primeira instância de chamada aos leitores, bem como é o fator de organização dos buscadores para trazerem resultados.

 

O primeiro ponto do título é estabelecer uma relação direta do conteúdo com a postagem. Nesse sentido, se a palavra- chave principal é outsourcing de impressão, é preciso usar o termo no título, em uma construção que faça sentido.

 

Outra recomendação é usar um meta title que tenha entre 40 e 60 caracteres.

 

A Meta Descrição também é um fator de rankeamento importante. Consiste em um pequeno texto que aparece como subtítulo nas buscas, dando uma prévia do conteúdo da postagem e fazendo uma chamada aos leitores. Aqui também é necessário associar as palavras-chave.

 

Sendo assim, os principais fatores de rankeamento do SEO On Page são:

 

  • Uso de palavras-chave ao longo do texto;
  • Criação de conteúdo relevante;
  • Promoção de uma boa experiência ao usuário;
  • Desenvolvimento de um site de boa navegabilidade.

 

Ou seja, são aspectos que influenciam na experiência das pessoas ao acessarem a sua página. 

 

Dessa maneira, considera-se que o SEO On Page é sobre técnica, mas também é sobre ser amigável, com o objetivo de educar, inspirar e orientar os usuários enquanto eles navegam na internet.

 

Importante dizer que o Google não avalia bem os conteúdos padronizados. Ele deseja que as pessoas fiquem satisfeitas com suas pesquisas e alcancem seus objetivos. 

 

Por isso, ao falar sobre instalação de interfone, por exemplo, é indispensável oferecer um material inédito e que responda às principais dúvidas do público.

 

Ao mesmo tempo, não se pode esquecer de criar sites otimizados em questão de navegação, principalmente para os dispositivos móveis (celulares, tablets e smartphones), que são amplamente usados nos dias de hoje.

E o SEO Off Page?

O SEO Off Page consiste em um conjunto de estratégias aplicadas fora das suas páginas, visando demonstrar a relevância do seu site para o mercado e o relacionamento com o restante da internet, algo que influencia na classificação dos mecanismos de busca.

 

Afinal de contas, para o Google, não é interessante somente encontrar os seus conteúdos, mas também saber como a sua página se comunica com outros sites da web.

 

De acordo com uma pesquisa realizada, os fatores off page são responsáveis por 50% da avaliação do Google. Ou seja, é preciso incluir tanto as otimizações on page quanto off page.

 

Nesse sentido, um conteúdo que fala sobre botas de segurança do trabalho pode citar outros materiais que tratam sobre segurança, como a importância dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), etc.

 

Dessa maneira, se um site recebe links e menções de outras páginas (e se elas forem confiáveis), é possível melhorar a classificação no Google. Isso porque as pessoas tendem a compartilham somente aquilo que realmente tem qualidade e oferece algum valor.

 

A construção dessa rede de links de redirecionamento, ou backlinks, é uma técnica conhecida como “link building”.

 

Com isso, se um site sobre central de alarme residencial é citado em hiperlinks de outras páginas, o rankeamento tende a ser muito melhor por conta do link building e das menções em backlinks.

 

No entanto, o SEO Off Page não se limita somente à construção de redes de links. A estratégia também abarca outras medidas, por exemplo, a construção de todo um relacionamento com o restante da internet, mesmo sem a geração de backlinks, mas que é algo válido para a otimização.

 

Desse modo, o Google também considera as menções ao site ou marca, sem hiperlinks. Por exemplo, um conteúdo sobre rótulos adesivos personalizados pode mencionar uma empresa, sem direcionamento para sites, mas citando uma marca.

 

Claro que os links costumam ter um peso maior para o rankeamento, mas receber uma menção também pode ser algo valioso.

 

Além das menções e backlinks, outra forma de construir um relacionamento entre sites é por meio de promoções e parcerias. Por exemplo, outras empresas e negócios podem colaborar com a produção de guest posts, se beneficiando da marca.

 

Os guests posts nada mais são que artigos de convidados. Por exemplo, ao tratar de guarda de documentos fiscais, é possível convidar algum especialista para falar sobre o tema. 

 

Isso também torna o seu material mais valioso e ajuda na construção da credibilidade da sua página.

 

Outra alternativa é por meio das redes sociais. Através dessas plataformas, as páginas podem alavancar o tráfego que se origina desses canais, além de promover a interação social para melhorar os relacionamentos com a audiência.

Como diferenciar os fatores On e Off Page?

Tanto o SEO Off Page quanto o On Page têm o objetivo de garantir o tráfego para o site por meio das otimizações. 

 

No primeiro caso, tratamos de tudo o que é externo, como os esforços de conseguir menções, backlinks e manter um bom relacionamento com o restante da web.

 

Já no SEO On Page, as técnicas se voltam à construção do conteúdo e da estrutura do próprio site. 

 

Porém, as duas estratégias trabalham em conjunto. Por esse motivo, é preciso elaborar um bom material, garantir a experiência do usuário, mas também manter um bom relacionamento com a internet.

Conclusão

As estratégias de otimização para mecanismos de busca, o SEO, podem ser aplicadas de diferentes maneiras, como On Page (dentro da página) ou Off Page (fora da página). 

 

Independentemente da técnica, é importante focar em melhorar a classificação nos buscadores, especialmente o Google.

 

Apesar de existirem várias maneiras de aplicar o SEO, o principal é oferecer uma melhor experiência ao usuário. 

 

Afinal de contas, os leitores devem ser o ponto mais importante de toda e qualquer estratégia de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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