SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Quais as regiões turísticas de Goiás?

Compartilhe essa notícia!

Estado tem opções com muita natureza e água, além de culinária e receptividade que encantam todos os perfis. São pelo menos 10 regiões com atrações imperdíveis.

 

“Quando eu quero mais, eu vou para Goiás”. O trecho é de uma famosa música da dupla sertaneja goiana Bruno e Marrone e destaca as belezas de Goiás, estado do Centro-oeste brasileiro que costuma encantar os visitantes.

 

Com uma culinária cheia de pratos deliciosos, cena cultural vibrante e uma infinidade de belezas naturais, o estado tem muito a oferecer. Quem gosta de natureza precisa conhecer o Cerrado e viajar para Goiás ao menos uma vez na vida.

 

Ir apenas uma vez, no entanto, é difícil, pois as opções são muitas. Para se ter uma ideia, uma divisão feita pela Goiás Turismo divide o estado em 10 regiões turísticas principais, com mais de 70 destinos. Fizemos um resumo das principais atrações de cada uma.

Águas e Cavernas do Cerrado

Das mais de 5 mil cavernas catalogadas no Brasil, pelo menos 700 ficam em Goiás, grande parte delas na parte nordeste do estado. Nas proximidades dessas formações rochosas impressionantes há várias cachoeiras, lagos, fauna e flora preservadas. O Parque Estadual de Terra Ronca é o destino mais famoso da área.

Águas Quentes

Já a região do sudeste goiano é famosa por suas águas que brotam do chão naturalmente quentes, formando a maior estância hidrotermal do mundo. Nas cidades de Caldas Novas e Rio Quente, as mais famosas da região, há vários parques aquáticos e clubes com excelente infraestrutura para receber os turistas.

Chapada dos Veadeiros

A região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros atrai visitantes de todo o mundo interessados no ecoturismo e na cultura dos quilombolas Kalunga, que habitam a região. Trilhas, cachoeiras, rios, serras e cânions estão entre as atrações mais visitadas. O turismo de aventura é forte por lá.

Estrada de Ferro

Com cidades e povoados cheios de história e arquitetura art déco, uma linha de trem turística pretende atrair turistas para visitar prédios históricos, como igrejas, aprender sobre a cultura do estado e aproveitar a hospitalidade e a gastronomia do interior, aquecendo a economia da região. Ainda é novidade, mas promete.

Lagos do Paranaíba

Uma das mais bonitas do país, a Lagoa Santa, tem águas transparentes e é uma das principais atrações da região, que também é cheia de rios e balneários que atraem turistas interessados em muito contato com a natureza e o sossego das cidades que são, em sua maioria, pequenas.

Negócios e Tradições

A capital Goiânia fica nesse circuito que, como o nome sugere, trabalha para incentivar os negócios e manter as tradições. O polo industrial Anápolis também fica por lá. Outro destaque é Trindade, cidade muito visitada pelos romeiros devotos do Divino Pai Eterno, o que faz a economia girar em torno de seu enorme santuário.

Ouro e Cristais

Essa é uma região muito procurada por quem gosta de história. É lá que fica a aconchegante Pirenópolis e a charmosa Cidade de Goiás, antiga capital. Passear pelas ruas de pedra e se deliciar com a gastronomia local estão entre os programas preferidos dos turistas. Por perto, cachoeiras e outras belezas naturais completam o pacote.

Pegadas no Cerrado

No sudoeste goiano, essa é uma das regiões que contemplam mais cidades e diversidade de programas turísticos, especialmente o de aventura. Quem gosta de rapel, cachoeirismo, descidas de botes, flutuação, safáris e trilhas precisa explorar essa localidade, que também tem vários museus e monumentos históricos.

Vale da Serra da Mesa

O lago artificial da Usina de Serra da Mesa, no noroeste do estado, é um destino muito procurado pelos banhistas, amantes de esportes aquáticos e também pelos interessados em pesca esportiva de espécies como o Tucunaré. O clima é quase sempre quente, o que é um convite para entrar na água.

Vale do Araguaia

Um dos rios mais importantes do Brasil, o Araguaia passa por Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará. Com águas mornas e fartas, o rio atrai banhistas e pescadores em todas as épocas do ano, especialmente na temporada, que acontece no meio do ano. Os esportes aquáticos também estão entre as atividades mais populares.

 

 

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!