fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

PSE: Profissionais do Eixo de Saúde Ocular participam de atualização


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, promoveu ontem terça-feira (1º) atualização sobre acuidade visual para agentes comunitários de saúde e de organização escolar. A ação, que faz parte do Eixo de Saúde Ocular do PSE (Programa Saúde na Escola), foi realizada na Secretaria de Educação e contou com aula sobre Teste de Snellen, ministrada pela oftalmologista Dra. Fernanda Cremasco. Participaram aproximadamente 120 agentes.

 

Os profissionais capacitados são responsáveis pela aplicação dos testes de acuidade visual, que auxiliam na identificação de possíveis déficits de visão nos alunos das escolas municipais. “Após essa avaliação, poderemos encaminhar os casos que necessitam de atendimento com especialista de oftalmologia da rede, além dos casos mais severos, que são encaminhamos para nossas unidades de referência na região, como a UNICAMP”, explicou a coordenadora de Projetos Estratégicos da Saúde, Nadir Proença.

 

Com essas medidas, o Eixo de Saúde Ocular tem aumentado o desenvolvimento escolar, diminuído a evasão e melhorado a qualidade de vida dos alunos, prevenindo a perda de visão por causas evitáveis. “O Programa vem beneficiando anualmente  6,5 mil crianças do ensino  fundamental e educação de jovens e adultos (EJA), com melhor organização e priorização do atendimento oftalmológico, além de capacitações para aplicação dos Testes de Snellen e apoio para a triagem visual dos alunos, com ampliação gradativa de todas essas ações”, completou Nadir.

 

Segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), todas as pessoas envolvidas nos cuidados com crianças e adolescentes devem estar alertas para os seguintes sinais de distúrbios visuais: a criança pisca mais que o usual; esfrega os olhos frequentemente; apresenta estrabismo quando olha para objetos distantes; franze o rosto com frequencia ou inclina a cabeça para um lado; fecha ou cobre um dos olhos; segura os objetos muito próximos ao rosto; demonstra desconforto sob luz forte; tem as pálpebras avermelhadas; desenvolve frequentemente inflamações nas pálpebras; queixa-se de dor nos olhos; é desatenta nas atividades escolares (com dificuldade de leitura e escrita); tem dificuldades para acompanhar os exercícios descritos no quadro-negro.

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Dennis Moraes