PSE: Eixo de Nutrição segue com atividades nas unidades escolares

O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, segue realizando avaliação do estado nutricional e promoção da alimentação adequada e saudável junto aos 14 mil alunos da rede municipal de ensino. Por meio das ações do Eixo de Nutrição, todas as escolas vêm realizando atividades com os alunos orientando e incentivando às práticas alimentares saudáveis.

O projeto foi iniciado em 2013, quando os estudantes da rede municipal foram avaliados em âmbito escolar pelos agentes comunitários de saúde, com aferição do peso e do comprimento/altura, representando um importante recurso para avaliação do estado nutricional. Por meio dessa avaliação, foi possível identificar o padrão de crescimento individual e se este se adequava ao crescimento de referência para os escolares do mesmo sexo e idade.

Segundo a coordenadora do setor de nutrição da Saúde, Hariane Bueno, além das atividades junto aos alunos no dia a dia, outro objetivo é orientar os pais sobre os cuidados com a alimentação não apenas da criança, mas de toda a família. “Auxiliando a desenvolver as competências necessárias na formação de hábitos alimentares saudáveis, procuramos orientar os pais na aplicação dos “passos” para a correta alimentação, instruindo-os sobre a importância dos seus papéis na formação dos hábitos corretos dos filhos”, explicou.

Hariane destaca que as ações do Eixo de Nutrição são contínuas, sendo esse acompanhamento periódico um dos pontos de destaque do Programa. “O PSE continua planejando e desenvolvendo ações durante todo o ano, com o intuito de promover a saúde e prevenir doenças e agravos à saúde, sempre com ênfase na promoção da segurança alimentar e alimentação saudável para os alunos matriculados na rede municipal de ensino”, completou.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas