7 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Protetor solar: padrão científico aponta a quantidade ideal e eficaz de uso do produto na face

Compartilhe essa notícia!

Com o mote “Um dedo basta”, ADA TINA indica a quantidade aprovada cientificamente para o uso de seus protetores solares

Todo mundo sabe que protetor solar deve ser usado diariamente, esteja sol ou não, em ambientes internos ou externos. Mas o que nem todos sabem, é que existe uma quantidade ideal de aplicação para cada parte do corpo, especialmente, para a área facial, que é a região mais exposta independentemente do clima ou ambiente que nos encontramos.

E para determinar essa quantidade ideal, a COLIPA (Cosmetics Europe – the personal care association – o órgão mais importante da indústria de cosméticos e cuidados pessoais da Europa) é quem define como devem ser padronizados os métodos para a classificação do FPS e do FP-UVA. A entidade segue as normas ISO 24442 e ISO 24444, que determinam a quantidade de protetor solar para eficácia máxima.

“Segundo estudos, de acordo com a fórmula da área elipse (medição da área da superfície da face humana – veja imagem anexa), chegou-se à estimativa de que a face humana possui uma área média de 471 cm². Porém, um retalho de pele facial utilizado para transplante de face contém 675 cm², já que, como se trata de um método cirúrgico, o retalho é constituído por mais estruturas anatômicas, como pescoço, orelhas e parte do couro cabeludo, o que explica o fato da sua área ser maior do que 471 cm², e, comparando-se o resultado da fórmula elipse, com o retalho de pele facial e couro cabeludo, concluiu-se que a área média da face humana possui 500 cm²”, explica Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA.

“Com essa informação, a COLIPA determinou que devem ser aplicados 2mg de produto em cada cm² de pele do rosto, para que possamos atingir o FPS e FP-UVA declarados na embalagem dos produtos. Essa é a quantidade que se usa quando se determina, nos laboratórios oficiais, o FPS de um produto e essa regra é válida para toda a Europa”, ressalta o farmacêutico.

Aqui no Brasil, a ANVISA adota os mesmos parâmetros estabelecidos pelas autoridades europeias (seguindo as mesmas normas ISO) e, desta forma, determina que todos os laboratórios REBLAS (Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde) utilizem a metodologia da COLIPA.

 

E como funcionam essas informações na prática?

Levando em consideração a média da face humana + 2mg de produto por cm² de pele, chegou-se à conclusão científica de que, para protetores solares com padrão europeu, 1,0g é a quantidade ideal de um protetor solar para o rosto todo, para atingir o FPS declarado na embalagem do produto.

“A ADA TINA, por ser uma marca italiana, que segue rigidamente as orientações da COLIPA e da ANVISA, levando-se em conta que a área média da face de um indivíduo é de 500cm², indica que a quantidade ideal de uso de seus protetores solares é aplicar 500cm² x 2mg, que vai dar mil miligramas, ou seja, 1g, que é a quantidade exata de um dedo (da base até a ponta)”, explica o farmacêutico.

“Reforçamos que todos os produtos da ADA TINA, que são todos submetidos a rigorosos testes de eficácia e segurança aprovados pela ANVISA, são mais concentrados e, por isso, a quantidade de um dedo é ideal para garantir a proteção total da pele do rosto, padronizada pela União Europeia, pela COLIPA, pelas normas ISO e pela ANVISA”, diz o especialista.

Dr. Maurizio também reforça que, ao utilizar a quantidade recomendada dos protetores solares da ADA TINA, ainda há o benefício de maior duração da quantidade de produto na embalagem e, com isso, menor desperdício e maior economia por parte do consumidor. “Outro ponto que vale reforçar é que, ao utilizar mais do que a quantidade necessária, por ser um produto mais concentrado, ao ser aplicado em grandes quantidades na pele, os poros ficarão tampados e o protetor ainda poderá esfarelar”, explica.

 

E esse padrão vale para todos os protetores solares disponíveis no mercado?

Este é o padrão aprovado pelos órgãos da Europa e do Brasil. Cada empresa possui diferenças na formulação de seus produtos (podendo ser mais ou menos concentrados), no formato de suas embalagens (e a quantidade de produto que sai) e, também, sobre a determinação do órgão ao qual seguem.

Segundo a Academia Americana de Dermatologia, o uso de uma quantidade equivalente a uma colher de chá (5ml) de protetor solar para cada área de 2,5cm por 2,5cm é o indicado – seja para o rosto, ou para o corpo (neste caso, somando 30ml). “Por isso, reforçamos que os consumidores devem seguir as orientações de quantidade de uso de cada marca, já que, a quantidade ideal de protetor solar pode variar conforme o tipo de protetor solar e as recomendações específicas de cada produto”, explica o farmacêutico.

 

Tecnologia Solent®

Os protetores solares da ADA TINA possuem a tecnologia Solent®, que é capaz de oferecer até 12 horas de proteção para a pele, evitando constantes reaplicações. “Essa é uma tecnologia de proteção solar exclusiva da ADA TINA, que assegura uma proteção da pele muito mais eficaz contra as radiações UVA e UVB, em virtude de uma combinação sinérgica de filtros solares intensamente fotoestáveis, que garante 12 horas de proteção completa, sendo 12 horas de proteção UVA + 12 horas de proteção UVB, além de 12 horas de fotoestabilidade, protegendo integralmente a pele sem perda de eficácia ao longo do dia e sem necessidade de reaplicação ou retoques do protetor solar, com 3 tipos de proteção altamente duradoura, tornando a rotina mais prática”, explica Dr. Maurizio.

Além disso, a tecnologia Solent não usa avobenzona em sua fórmula, um composto instável que se degrada rapidamente após a exposição ao sol, com duração de 1 hora a 1 hora e meia, o que, além de afetar a proteção, ainda destrói outros filtros presentes na formulação do produto.

“Com a tecnologia Solent® e a formulação desenvolvida para os protetores solares da ADA TINA, temos um produto que fornece alta proteção por 12 horas e, por sua característica mais concentrada, ressaltamos que a aplicação de apenas um dedo (equivalente a 1g) é suficiente para atingir o FPS declarado na embalagem do produto e, desta forma, garantir a proteção exata e perfeita para o rosto”, finaliza o especialista.

 

 

Sobre a ADA TINA 

A ADA TINA é uma marca italiana de clinical skincare com alta concentração de ingredientes e eficácia incomparável. A marca possui o comprometimento com seu life concept: respeito à pele, a todos os seres humanos, respeito à natureza e aos animais, oferecendo produtos com DNA italiano, veganos, não testados em animais, livre de parabenos e seguros para uso por gestantes. A empresa também possui o selo PETA, que atesta a ADA TINA como uma empresa 100% vegana. Os produtos ADA TINA são dermocosméticos altamente eficazes que garantem resultados visíveis para a pele e bem-estar de quem os utiliza.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!