Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button

Projetos de alunos do Sesi são finalistas em feiras do conhecimento

Redação 10 de setembro de 2021 4 minutes read
Compartilhe essa notícia!

Bebedouro animal contra mosquitos transmissores, jogo didático sobre fauna silvestre e dispositivo que cuida da saúde mental de idosos são as ideias inspiradoras desenvolvidas pelos estudantes

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Neste mês de setembro, serão realizados dois importantes encontros do conhecimento: Feira Nacional e Internacional de Ciência e Tecnologia Dante Alighieri (FenaDANTE) e Feira de Ciência e Tecnologia (Bragantec/IFSP). Alunos do Sesi Santa Bárbara d’Oeste são finalistas nos eventos, com projetos inovadores que buscam solucionar situações vivenciadas pela sociedade.

 

As mostras serão realizadas entre os dias 13 e 24 de setembro (Bragantec) e entre os dias 20 e 25 de setembro (FenaDANTE). A professora Érica Inácio explica que o Sesi incentiva a participação de alunos em olimpíadas e feiras do conhecimento, pois é uma forma de ter contato com todo o processo de elaboração de projetos e de seleção, além de proporcionar uma experiência de vida. “A disciplina de Eixo Integrador do Sesi incentiva o olhar do aluno para os problemas da sociedade, buscando soluções que desenvolvam o pensar e o fazer científico, ao mesmo tempo em que estimulam a criação de projetos de vida”, destaca Érica.

 

Conheça os projetos finalistas:

 

Bebedouro Inteligente: tem como objetivo auxiliar no combate a criadouros dos mosquitos transmissores da dengue, Zica vírus e Chikungunya. É voltado para a hidratação de animais domésticos e funciona com energia elétrica. Possui uma bomba de aquário associada a um timer, que permite a movimentação da água. Foi desenvolvido pelos alunos Larissa Tegon Callegari e Pedro Luís de Carvalho, do Sesi Santa Bárbara, com orientação e coorientação dos professores do Sesi Érica Fátima Inácio e Marcelo Lauer. Os alunos estabeleceram parceria com o Instituto Federal de São Paulo, Campus Campinas (IFSP). Finalista na Bragantec.

 

Super Rastros: busca a divulgação da fauna que ocupa ou percorre áreas rurais do município de Santa Bárbara, a partir da construção de um jogo de cartas dos animais silvestres, contribuindo para a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Foi criado pelos estudantes Dayane Paspardelli, João Pedro Rodrigues Vintecinco e Mariana Monaro, do Sesi Santa Bárbara, com orientação da professora Érica. Foram firmadas parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, grupo Pedala SBO, Grupo de Estudos GEAS e estudantes da ESALQ-USP. Finalista na FenaDANTE e Bragantec.

 

Companhia Virtual: contribui com a melhoria da saúde dos idosos nas casas de repouso, evitando a sensação de abandono que eles podem desenvolver. O projeto prevê a criação de um equipamento programado de transmissão de músicas, utilizando o software Amazon Alexa, a fim de interagir com os idosos sonoramente e possibilitar a elevação da autoestima e preservação da saúde mental. Foi desenvolvido pelos estudantes Henrique Ailer, Leonardo Dias Zanetti e Ryan dos Santos da Rocha, do Sesi Santa Bárbara, e é orientado pela professora Érica e coorientado pelo professor Luciano Scognamiglio. Finalista na Bragantec.

 

Rota de cicloturismo: criação de aplicativo Androide que auxilia o mapeamento e cuidado do animal silvestre, tendo como objetivo informar e conscientizar ciclistas. Também emite avisos sobre perigos, como parasitas e animais agressivos. Conta com o apoio da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Cultura e de Turismo, além do apoio da ESALQ-USP, Museu Luís de Queiroz e grupo Pedala SBO. O projeto foi desenvolvido por alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e da Escola Técnica Estadual (Etec) São Caetano do Sul, André Victoriano Inácio, Jorge Antonio Terence Novaes de Santana e Vicente Venancio Pascoal. É orientado pela professora do Sesi Santa Bárbara, Érica Fátima Inácio, e coorientado pelo professor da Etec, Carlos Eduardo Mattos. O projeto é uma continuidade do trabalho Rastros Silvestres, desenvolvido por alunos do Sesi Santa Bárbara. Finalista na FenaDANTE e Bragantec.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Redação

See author's posts

Compartilhe essa notícia!

Post navigation

Previous: Estação Cultural da Fundação Romi segue com inscrições para o Projeto Ninho Musical
Next: Barbara Aguiar Cuida Da Beleza De Gretchen Com Procedimento Exclusivo
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco