Projeto OuviConselhos é selecionado em Mostra Nacional

A Ouvidoria Municipal SUS, órgão vinculado a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, foi selecionada para apresentação de trabalho na 2ª Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (II Expogep), no tema: Ouvidoria do SUS e suas parcerias, com o Projeto OuviConselhos. O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 2 e 6 de fevereiro. Santa Bárbara foi representada pela coordenadora do setor, Miriam Cavichiolli Santana.

A Ouvidoria participou da seleção de apresentação de trabalhos na modalidade Pôster no Eixo Temático: Escuta e Participação Social. “Foi um grande momento de visibilidade das experiências implementadas, de formulação de conhecimento e de educação permanente para a gestão estratégica e participativa no SUS”, comentou Miriam.

A coordenadora destacou que as diferenças demográficas, socioeconômicas e culturais das regiões brasileiras ajudam a reafirmar o papel dos municípios na ampliação da qualidade e do acesso aos serviços e ações do SUS, a partir deste intercâmbio de experiências e informações. “Na perspectiva de garantir a gestão participativa, os serviços de Ouvidoria devem atuar com estratégias que incorporem a avaliação das ações e serviços pelo usuário, como ferramenta de melhoria, bem como para apuração das suas necessidades e interesses”, completou.

Projeto

O Projeto OuviConselhos tem como objetivo ampliar as ferramentas de acesso ao serviço de Ouvidoria, promovendo um debate sobre a interação entre Conselhos de Saúde e Ouvidoria na consolidação do seu papel como instrumento de gestão pública e participativa para o aperfeiçoamento do SUS. Busca fomentar a participação da população na gestão do SUS, através do fortalecimento do Controle Social do município, por meio da participação da Ouvidoria nas reuniões dos Conselhos Locais de Saúde nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas