Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Região

Projeto Oficinas de Música Caipira se apresenta no Teatro do SESI Amoreiras em Campinas

Grupo faz participação especial no show do Trio Zaravi, no dia 26 de setembro, com entrada franca.

Foto: Divulgação

 

O projeto Oficinas de Música Caipira, desenvolvido pela Direção Cultura, oferece aos alunos e a comunidade do entorno da Escola Estadual Francisco Barreto Leme, em Joaquim Egídio – Campinas/SP, acesso a aulas e apresentações gratuitas de violão, viola caipira e canto coral. Em seu terceiro ano de desenvolvimento, as oficinas contam com o patrocínio da Aviagen por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

No dia 26 de setembro, os alunos farão uma participação especial no concerto do Trio Zaravi, no Teatro do SESI Amoreiras, a partir das 20h. Os experientes músicos Thiago Rossi (violas), Dalga Larrondo (zarb e percussão) e Esdras Rodrigues (rabecas) compõem o trio de música brasileira, que trafega entre a música erudita e a popular. Em uma união harmoniosa e refinada, três instrumentos com DNA semelhantes dão vida e fazem soar as músicas de violeiros de todos os cantos do Brasil. O evento é gratuito, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo, no local.

 

As turmas das oficinas musicais contam com direção artística e ensino de viola caipira por João Paulo Amaral e violão por Ricardo Matsuda. O coral é regido por Jairo Silveira e voltado também a adultos da comunidade. O repertório, que inclui grandes sucessos como “Chico Mineiro”, “O Menino da Porteira”, “Saudade da Minha Terra” e “Beijinho Doce”, busca preservar e valorizar a tradição da música caipira de raiz na região.

 

“Os alunos, em sua maioria, são moradores da zona rural e percebemos o interesse e curiosidade em aprender música, seja nas aulas de violão, viola caipira ou canto. Como o enfoque é a música caipira, que muito fala do cotidiano rural, nossa intenção é que eles se identifiquem e reforcem seus laços familiares e com as gerações anteriores”, explica o coordenador do projeto, João Paulo Amaral.

 

Para Antoine Kolokathis, diretor da Direção Cultura, “atividades culturais promovem a arte e o lazer em ambientes de realidade social muitas vezes difícil. As atividades e apresentações promovidas pelo projeto despertam o interesse das crianças e jovens para um mundo novo, de conhecimento e de mais oportunidades”. Aproximar a comunidade, pais e instituições para que dividam o aprendizado com os alunos também faz parte da iniciativa.

 

Sobre a Direção Cultura

Desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, nossos projetos alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

 

Sobre a Aviagen

Desde 1923, a Aviagen® estabeleceu-se como líder mundial em genética de aves, desenvolvendo linhagens para a produção de frangos sob as marcas Arbor Acres®, Indian River® e Ross®. O Rowan Range® e os Machos Especiais® são categorias de produtos especiais que a empresa oferece, possibilitando a seus clientes atingirem as demandas em específicos nichos de mercado. A sede da empresa situa-se em Huntsville, Alabama (Estados Unidos) e a Aviagen detém operações próprias no Reino Unido, Europa, Turquia, América Latina, Índia, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, além de joint ventures na Ásia. A Aviagen tem mais de 3.900 colaboradores e uma rede de distribuição global em mais de 100 países.

Foto: Divulgação

SERVIÇO:

Trio ZARAVI – Participação especial: Oficinas de Música Caipira

Data: quinta-feira, 26 de setembro

Horário: 20h

Local: SESI Campinas – Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália, Campinas/SP