Projeto “Naturalmente Saudável” é inscrito para o Prêmio Internacional de Dubai

O Projeto “Naturalmente Saudável: plantas medicinais, compartilhando uso e saberes”, apresentado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, está inscrito para o “Prêmio Internacional de Dubai para as Melhores Práticas de Melhoria do Meio Ambiente”, evento que será realizado em outubro deste ano. A ação barbarense, executada no Horto Medicinal do bairro Cruzeiro do Sul e no Viveiro Municipal, é a única do Estado de São Paulo entre as 20 iniciativas que representam o Brasil nos Emirados Árabes.

 

Coordenado pela médica sanitarista Nair S. N. Guimarães, com o apoio de servidores da Prefeitura, o projeto desenvolvido no município dispõe do cultivo de sementes de plantas medicinais, capacitando produtores e formando um grupo de estudos sobre a fitoterapia. A prática foi incluída no projeto sócio ambiental do PAC por apresentar cuidados ambientais com uso de vegetação para compostagem, produção orgânica, preservação das espécies e renda.

 

A partir de setembro inicia-se o período de avaliação pelo Comitê Técnico Consultivo, que irá selecionar até 100 iniciativas em todo o mundo, as quais já serão consideradas melhores práticas. Dentre estas, até o máximo de 48 serão submetidas ao júri internacional que, a partir de outubro, irá selecionar e divulgar as práticas premiadas do ano, conforme as categorias previstas no regulamento.

 

O Projeto “Naturalmente Saudável: plantas medicinais, compartilhando uso e saberes”, já foi contemplado no fim de 2013 com o 8º Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, iniciativa desenvolvida pela Caixa Econômica Federal.

 

 

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas