Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Projeto lúdico Tinkering de aprendizagem criativa chega aos professores da rede pública de Santo Antônio da Posse

Iniciativa da Evoluir com apoio da BASF adota Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM, que agrega a arte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”

 

“Criatividade é a inteligência se divertindo”. A famosa frase de Albert Einstein poderia descrever perfeitamente a essência do projeto lúdico Tinkering, que chega agora às escolas da rede pública de Santo Antônio da Posse (SP). Desenvolvida pela empresa educacional Evoluir, com patrocínio da BASF e apoio da Secretaria Municipal de Educação, a iniciativa proporciona a 37 educadores a oportunidade de trabalhar com a Metodologia Ativa de Aprendizagem STEAM com os alunos. Moderno recurso pedagógico, o método agrega a arte como área-chave para o desenvolvimento integral dos alunos e propõe atividades “mão na massa”, baseadas em projetos e desafios, colocando as crianças como protagonistas de seu aprendizado. A formação acontece de agosto a dezembro e deve beneficiar cerca de 2.670 estudantes.

 

“O Tinkering busca levar às escolas uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas”, destaca Thais Buratto, coordenadora do projeto na Evoluir. “As atividades incluem 12 horas de formação em quatro encontros, acompanhamentos pedagógicos, desenvolvimento de atividades e a entrega das T-BOXs, que são caixas contendo itens e ferramentas para a montagem dos desafios”, aponta. “O objetivo é que ao final desse período os educadores se sintam seguros para aplicar o que aprenderam com os alunos, além de criarem outras oportunidades para fomentar uma cultura do fazer, do experimentar, da tentativa e erro, estimulando assim o desenvolvimento da criatividade entre os alunos”.

“Projetos como esse são de extrema importância para despertar o interesse pela ciência. Dessa maneira, fica mais fácil entender que todos estamos interconectados e que o desenvolvimento sustentável diz respeito à forma como cada um de nós vive e faz suas escolhas. Os incentivos à curiosidade, ao pensamento crítico e à criatividade refletem em bons resultados tanto para as práticas pedagógicas e carreira dos professores quanto no aprendizado e desenvolvimento dos alunos como cidadãos que se preparam para usufruir da ciência”, afirma Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF.

“É com imensa felicidade que recebemos em nosso município o projeto Tinkering, já podemos sentir em tão pouco tempo como o processo de formação é contagiante. A arte transforma e resgata o belo que existe na vida. É nisto que eu e a minha equipe acreditamos e é isto que queremos oferecer aos nossos  alunos e educadores”, conclui  Leide M. Cavalaro Dal’Bó, Secretária de Educação.

Como funciona

O projeto Tinkering é dividido em quatro etapas principais, compondo um processo que foi adaptado para o ambiente online por conta das restrições da pandemia: encontro virtual com os educadores para acolhida tecnológica, entrega das caixas T-Box e guia do educador, encontros formativos, desenvolvimento de atividades para criação dos próprios desafios e acompanhamento pedagógico.  Em 12 horas de atividade síncrona, ou seja, com a participação simultânea dos educadores e do facilitador, os professores são apresentados ao STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão, além da aprendizagem criativa e relações com a Base Nacional Comum Curricular. No Tinkering a metodologia do  CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma  abordagem inspirada no STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa, a imaginação, o desenho e prototipagem e a mão na massa. As T-Box trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma Tinker Lab online, para formação complementar, com conteúdos e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos inovadores e criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades.

 

Sobre o Tinkering

Tinkering – Arte e Tecnologia é um projeto criado pela Evoluir para levar às escolas da rede pública uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprender, e, dessa forma, contribuir para o surgimento de novas mentes brilhantes e curiosas. O programa apoia-se em uma forma de trabalho conhecida como educação mão na massa, chamada também de, como o próprio nome diz, tinkering, maker ou hands-on, e explora atividades em que o aluno é protagonista do seu aprendizado, aliando educação, arte, ciência e tecnologia.

 

Sobre a BASF

A BASF, empresa alemã e líder mundial na área Química, comemora em 2021, 110 anos de presença no Brasil. Ao longo desse período, a empresa tem investido em produtos e soluções para os diferentes segmentos da indústria brasileira, ressaltando a sustentabilidade e a inovação como temas transversais e considerados chave para o sucesso da companhia. Do total de mais de 110 mil colaboradores da BASF no mundo, 5.850 deles na América do Sul, sendo 5.850 colaboradores América do Sul e 4.215 no Brasil – todos atuam com o propósito de criar química para um futuro sustentável, em um ambiente inclusivo, aberto e criativo, que preza por uma cultura de respeito e diversidade.

Com oito unidades fabris no Brasil, a BASF tem como compromisso uma atuação responsável em parceria com clientes e com as comunidades onde está inserida. O portfólio da empresa está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 59 bilhões em 2020 e investiu cerca de € 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e soluções. Para mais informações, acesse: http://www.basf.com/.

 

 

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e  torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdos direcionados.

Saiba mais: www.evoluir.com.br