18 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto Jaê: aulas compartilhadas possibilitam qualificar aprendizagens na Rede Municipal de Ensino

Compartilhe essa notícia!

Registrar, compartilhar, discutir e qualificar. A Secretaria da Educação de Santa Bárbara d’Oeste, em parceria com a Roda Educativa e Instituto Acaia, segue com o eixo “Acompanhamento de aprendizagens”, dentro do Projeto Jaê – Educação para a Equidade, registrando aulas ministradas aos alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da cidade, como uma estratégia formativa dos professores. A iniciativa ocorre desde 2023, gravando e compartilhando as aulas para a reflexão sobre hipóteses didáticas, para qualificar a prática na sala de aula.

No último dia 18, foi registrada por meio de vídeo, uma aula no CIEP “Profª Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti”, no Jardim Europa. Dando continuidade as atividades da sequência didática “Lendo Biografia de Mulheres Negras” que já vem sendo trabalhada com os alunos, a aula trouxe reflexões a partir da leitura coletiva da biografia de Dandara tendo como objetivo principal estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas (Base Comum Curricular).

A aula registrada será posteriormente problematizada e discutida detalhadamente, a fim de se refletir sobre a eficácia dos encaminhamentos, a funcionalidade dos agrupamentos e a qualidade da resposta das crianças diante das intervenções feitas pelo professor.

Para a prática das aulas compartilhadas, há o planejamento da formadora, da professora da sala, da coordenadora pedagógica e das assessoras da Equipe Técnica da Secretaria de Educação, além de equipe da Diretoria de Comunicação Governamental da Prefeitura para produção, gravação e edição das imagens.

As escolas-piloto do eixo “Acompanhamento de aprendizagens” do Projeto Jaê são CIEPs “Angélica Sega Tremocoldi”, no Jardim das Orquídeas, “Profª Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti”, no Jardim Europa, e “Leonel de Moura Brizola”, no Santa Rita, e Emefeis “Anália de Lucca Furlan”, no Cruzeiro do Sul e “Vereador José Luis Gomes da Silva – Zelo”, no Conjunto dos Trabalhadores.

Em 2023 cinco gravações de aulas tornaram-se instrumentos de estudo para os professores do 4º ano em horário de estudo Coletivo (HTPC). Neste ano, duas escolas já passaram por essa experiência. A próxima gravação será de uma aula ministrada na Emefei “Vereador José Luis Gomes da Silva – Zelo”, no Conjunto dos Trabalhadores, no dia 16 de maio.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!