SB24Horas

Notícias na hora certa!

Projeto institui Semana Municipal no Uso Racional de Medicamentos

De autoria do presidente da Câmara, o vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), foi protocolado, nesta semana, o Projeto de Lei 93/2022, que institui a Semana Municipal no Uso Racional de Medicamentos. De acordo com a propositura, essa celebração será realizada na semana do dia 5 de maio, objetivando conscientizar a população sobre os riscos da automedicação e a importância do uso racional de medicamentos.

“O uso racional de medicamentos existe quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade”, afirmou Joel, com base na Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda na justificativa do projeto, o parlamentar destaca que pelo menos 35% dos medicamentos adquiridos no Brasil são comprados para automedicação.

“Os medicamentos são responsáveis por 27% das intoxicações no Brasil e 16% dos casos de morte por intoxicação”, destacou, ressaltando que 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente, e os hospitais gastam de 15% a 20% de seus orçamentos para resolver as complicações causadas pelo mau uso dos mesmos.