Os vereadores Esther Moraes e Júlio César Kifú, ambos da bancada do PL na Câmara barbarense, protocolaram, hoje (19), o Projeto de Lei 233/2023, que institui a política municipal “Vini Jr.”, de combate ao racismo em estádios e arenas esportivas de Santa Bárbara d’Oeste. Essa proposição, que visa a transformar esses locais em espaços inclusivos para toda a comunidade esportiva, descreve diversas medidas para combater o racismo e promover a igualdade.
Dentre as ações a serem implantadas estão a divulgação de campanhas educativas contra o racismo, preferencialmente utilizando meios de grande alcance, como telões, alto-falantes, murais, panfletos e outdoors. O projeto também destaca a importância de promover políticas públicas que apoiem as vítimas de comportamentos racistas e ressalta a necessidade de interromper as partidas em andamento em caso de incidente racista. Além disso, a proposição enfatiza a importância de oferecer treinamento abrangente para funcionários e prestadores de serviços sobre a luta contra os comportamentos proibidos pela lei e ressalta a criação e divulgação de medidas de apoio para pessoas que denunciam incidentes de racismo.
Para garantir a efetiva aplicação da lei, caso ela seja aprovada e sancionada, os vereadores propõem a criação de um “Protocolo de Combate ao Racismo” nos estádios e arenas esportivas. Esse protocolo descreve o procedimento a ser seguido quando qualquer cidadão testemunhar um ato racista. As autoridades presentes no local deverão relatar o incidente às autoridades responsáveis, incluindo o representante judicial presente, o organizador do evento e as agências de aplicação da lei pertinentes. A interrupção da partida será solicitada quando necessário, e em casos de comportamento racista persistente, a partida poderá ser encerrada.
Por fim, esse projeto também destaca a importância de integrar medidas de combate ao racismo no planejamento, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, programas e ações relacionadas ao esporte. Isso inclui abordar outras formas de discriminação, violência, corrupção, xenofobia, homofobia e sexismo. Caso o projeto seja aprovado, a política municipal “Vini Jr” deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo, garantindo sua aplicação efetiva e impacto na comunidade.





VEJA TAMBÉM
Cabo Dorigon pode entrar no jogo estadual, mas mira 2028
Lúcio Donizete propõe Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental Infantil
Câmara vota campanhas sobre abandono de idosos e saúde mental infantil na terça-feira