Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Projeto Guri funciona em nova sede em Nova Odessa


Imóvel no Jardim Eneides foi reformado e inscrições para novos alunos seguem abertas; iniciativa faz parte de parceria dos governos municipal e estadual e conta com apoio da CCR AutoBAn

 

Aprender música ficou ainda mais gostoso para alunos do projeto Guri de Nova Odessa. Isso porque o programa – desenvolvido através de uma parceria entre a Diretoria de Cultura e Turismo, Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e CCR AutoBAn – ganhou uma nova sede. Mais amplo e moderno, o espaço no Jardim Eneides abriga também outras iniciativas culturais desenvolvidas pela Administração.

 

Há tempos que o Guri precisava de um espaço mais adequado, já que funcionava em salas de aula na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Simão Welsh. Conseguimos reformar um imóvel no Jardim Eneides e, agora, os alunos têm a oportunidade de participar deste importante programa de educação musical em um ambiente apropriado, mais amplo e com toda infraestrutura para desenvolverem seus talentos”, explicou o diretor de Cultura e Turismo Leonardo Blanco.

 

Coordenadora de polo do Guri, Rubiana Salvador afirmou que a transferência para a nova sede proporciona benefícios aos alunos. “Com este novo espaço certamente teremos um ganho no aprendizado, já que estamos agora melhor estruturados”, disse.

 

Considerado o maior programa sociocultural do País, o Projeto Guri trabalha os mais variados gêneros musicais, desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. Além de apresentar aos alunos novos estilos de música e manifestações culturais, a variedade de repertório trabalhada mantém viva as raízes culturais da própria comunidade.

 

As atividades são sempre praticadas em grupo, o que estimula a participação dos alunos e todos fazem parte de uma equipe que passa pelos mesmos desafios e aprendizado. Segundo Rubiana, as aulas em Nova Odessa acontecem às segundas e quartas-feiras no período da tarde e ainda há vagas para quem quiser participar. O polo oferece gratuitamente cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, iniciação musical e canto/coral para crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos incompletos.

 

Atualmente, 94 alunos participam do projeto que é contínuo, ou seja, os participantes só deixam de fazer parte quando completam 18 anos. Para efetuar a inscrição, é necessário comparecer diretamente ao polo, acompanhado pelos pais ou responsável, portando documento de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar referente ao semestre, comprovante de endereço e documento do pai ou responsável. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos.

 

O atendimento do projeto Guri em Nova Odessa é feito de segunda e quarta-feira, das 8h às 17h30. A nova sede fica na Rua Sumaré, 276, no Jardim Eneides.

 

MAIS ATIVIDADES – Além do projeto Guri, o espaço no Jardim Eneides receberá também outros projetos culturais. “Os Violeiros Mirins já estão ensaiando neste local e em breve vamos oferecer também oficinas de artesanato, dança, teatro, entre outras atividades”, explicou Blanco.

 

A expectativa, segundo ele, é que a sede funcione como um Centro de Cultura, com atividades diversas para alunos da rede e moradores da cidade.

 

Fotos: Osnei Réstio

Comentários

Dennis Moraes