Projeto Gota d’Água recebe visita de médica sanitarista

O Projeto Gota d’Água de Santa Bárbara d’Oeste, realizado em parceria entre o DAE (Departamento de Água e Esgoto) e a Secretaria Municipal de Educação, contou com a presença da Dra. Nair Sizuka Nobuyasu Guimarães, nesta segunda-feira. Médica sanitarista da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis, vinculada à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Dra. Nair palestrou para os alunos com idades de seis e sete anos, da Rede Municipal de Ensino, sobre a importância do cheiro das plantas aromáticas e medicinais para a saúde e o bem-estar.

 

Na ocasião, a médica estimulou o sentido do olfato das crianças distribuindo amostras de aroma da planta Hortelã, e conscientizou os alunos do valor medicinal que boa parte dessas plantas tem quando evaporam óleos essenciais que são benéficos à saúde, como o controle da dor de cabeça e ansiedade, descongestionar as vias respiratórias, dentre outras.

 

“É muito importante que a criança seja estimulada e valorize este sentido (olfato) a fim de que ela possa reconhecer a planta quando em contato com a mesma”, destacou a médica. Doutora Nair participou do projeto “Escola de Plantas Medicinais”, que rendeu um prêmio internacional à Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil (Emefei) Professora Maria Augusta Canto Bilia, do Parque Planalto, em Santa Bárbara d’Oeste.

 

O Projeto Gota d’Água é desenvolvido pelo Programa de Sensibilização e Educação Ambiental do Consórcio PCJ, para os municípios das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Em Santa Bárbara d’Oeste é realizado toda segunda-feira no Museu da Água com alunos do 1º ano do ensino fundamental. Nesta segunda-feira duas escolas participaram, a Emefei “Profa. Antonia Dagmar A. Rosolen”, da Vila Sartori, e a “Prof. Augusto Scomparim”, do Jardim Mariana.

 

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas