De autoria do Poder Executivo, foi protocolado, na última sexta-feira (9), o Projeto de Lei 207/2022, que dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR), ETR Móvel e ETR de Pequeno Porte (novos modelos de antenas e de estruturas físicas para transmitir as novas frequências da tecnologia 5G).
Na justificativa do projeto, o prefeito Rafael Piovezan explica que, em novembro do ano passado, o Governo Federal encerrou o Leilão do 5G, permitindo que as empresas vencedoras ofereçam o serviço de internet de quinta geração no país. A instalação dessa nova tecnologia deverá seguir um cronograma definido pelo Ministério das Comunicações, mas, para que esse cronograma possa ser atendido, estados e municípios deverão estar preparados, prevendo oferecer a facilitação de licenciamento para infraestruturas de eporte e procedimentos simplificados para a obtenção das respectivas licenças.
“A proposta de nova tecnologia vai permitir um amplo uso e práticas que vão levar benefícios aos cidadãos, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o acesso a serviços e reduzir os custos. Além disso, a chegada do 5G é importante para manutenção de competitividade da cidade e na atração de investimentos”, afirmou o chefe do Executivo. Ele também destaca que a tecnologia 5G, devido a suas características técnicas, implicará na necessidade de aumento expressivo no número de antenas.
VEJA TAMBÉM
Inscrições para eleição de novos conselheiros de saúde seguem em Santa Bárbara
Obra de reconfiguração viária segue nas avenidas Bandeirantes e Pérola Byington
Santa Bárbara terá tarde carnavalesca com o Bloco do Traquitana neste domingo (14)