23 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto do Executivo institui Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil

Compartilhe essa notícia!

De autoria do Poder Executivo, foi protocolado, esta semana, na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, o Projeto de Lei 03/2016, que institui o Plano Municipal de Gestão de Resíduos da Construção Civil. A propositura está embasada em Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e em suas alterações na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei Federal 12.305/2010.

Esse plano, de acordo com a Prefeitura, está em consonância com o Plano Municipal de Saneamento Básico e com o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (CONSIMARES). Além de ações de controle e fiscalização, assim como para a informação e educação ambiental dos munícipes, o plano contempla a disponibilização de uma rede de ecopontos para recepção de pequenos volumes de resíduos da construção civil e uma rede de áreas para a recpção de grandes volumes, incluindo locais para transbordo, triagem, reciclagem e aterros de resíduos desse setor.

Na exposição de motivos do projeto, o prefeito Denis Andia (PV) afirma que a propositura tem por objetivo regulamentar a gestão dos resíduos da construção civil gerados no Município, possibilitando a regularização de áreas de transbordo e triagem, usinas de triagem e reciclagem, além de obrigar a elaboração de planos de gerenciamento de resíduos para executores de obras, contribuindo para uma correta gestão em Santa Bárbara d’Oeste. A medida visa a evitar o descarte irregular e, consequentemente, a poluição do solo, do ar e da água.

Segundo o prefeito Denis Andia, a elaboração do projeto contou com a participação do GAEMA (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), ligado ao Ministério Público, da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos transportadores de Resíduos da Construção Civil (RCC). Além disso, o chefe do Executivo destaca que, antes da apresentação dessa propositura, foi realizada audiência pública, a qual contou com a presença de caçambeiros, transportadores e geradores de resíduos da construção de pequeno e grande porte do Município.

 

 

 

Assessoria de imprensa

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!