Projeto de Educação Patrimonial, da Fundação Romi, abre agendamentos para este ano

Em 2013, 7.782 estudantes participaram das atividades no CEDOC

 

O CEDOC (Centro de Documentação Histórica), da Fundação Romi, recebe, a partir deste mês de fevereiro, os agendamentos das escolas interessadas em participar do projeto de Educação Patrimonial nos meses de março e abril, para alunos do Ensino Fundamental I.

 

Só no ano passado, 7.782 alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de Santa Bárbara e região participaram das atividades de Educação Patrimonial da instituição, cuja proposta é ensinar a história do município de forma interativa.

 

O ponto de partida é a visita ao Espaço Expositivo do CEDOC, que pontua as fases mais importantes da história barbarense, partindo dos tempos primitivos, passando pela fundação, a cana-de-açúcar, os impactos das imigrações norte-americana e italiana, o desenvolvimento da indústria têxtil e metal-mecânica, o primeiro trator nacional, o primeiro automóvel e a cidade antiga.

 

A visita é dividida em quatro etapas: observação, registro, exploração e apropriação. Logo no começo, os participantes recebem “folhas didáticas”, com o objetivo de orientá-los neste processo de descoberta. Já na fase final, de apropriação, os estudantes participam de uma oficina, na qual o professor pode ter ideia das infinitas possibilidades de um trabalho integrado e interdisciplinar com matemática, língua portuguesa e história.

 

“A Educação Patrimonial permite a ampliação do universo artístico e cultural dos estudantes, através de uma metodologia que possibilita o acesso a informação histórica por meio de oficinas temáticas, com diferentes formas de expressão artística. Com isso, formaremos cidadãos conscientes da sua história e da sua responsabilidade com o futuro”, ressalta a coordenadora do CEDOC, Sandra Edilene de Souza Barboza.

 

Como participar?

O agendamento pode ser feito pelo telefone (19) 3499-1558, com antecedência mínima de duas semanas. O trabalho de Educação Patrimonial é realizado com, no máximo, 40 estudantes por período. A participação é gratuita.

 

O CEDOC fica na Avenida João Ometto, 118, em Santa Bárbara. O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

Comentários

Notícias relacionadas