28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto da Saúde Mental de Santa Bárbara d’Oeste integra publicação de destaque na América Latina

Compartilhe essa notícia!

A Saúde Mental de Santa Bárbara d’Oeste é um dos destaques da revista BIS (Boletim do Instituto de Saúde), lançada nesta quinta-feira (19) durante o Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, em Rio Claro. O projeto “Construção da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial”, implantado em 2013 no Município, integra a publicação que traz projetos, artigos e temas que proporcionam o debate da Saúde, com veiculação em toda a América Latina.

A RAPS trouxe como principais resultados a diminuição de internações psiquiátricas em 75%, com a saída de um modelo exclusivamente ambulatorial e manicomial para um modelo preconizado pela Reforma Psiquiátrica e de acordo com as Políticas Nacionais em Saúde Mental.

Em março do ano passado, o projeto já havia recebido Menção Honrosa durante a 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e 7º Prêmio David Capistrano. Na ocasião, dos 400 trabalhos expostos, 20 foram premiados. Já em julho de 2017, a RAPS foi apresentada a representantes de todo o País, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) durante o Congresso Nacional de Secretarias de Saúde, em Brasília.

“Ações colocadas em prática, que apresentam bons resultados e se tornam referência demonstram que o SUS funciona, mesmo com todas as adversidades. Em Santa Bárbara d’Oeste, graças ao trabalho do prefeito Denis Andia, temos uma equipe de Saúde comprometida, que faz a diferença. Quem ganha com isso é o cidadão barbarense”, comentou a secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha. “Isso é fazer Saúde pública. Parabéns a toda equipe envolvida”, acrescentou.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!