SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto cria o Programa de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo

Compartilhe essa notícia!

O Projeto de Lei nº 21/2025, apresentado pelo vereador Carlos Fontes (União Brasil), dispõe sobre a criação do Programa de Proteção à Saúde Bucal da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo em Santa Bárbara d’Oeste, a ser desenvolvido no âmbito da Rede Pública Municipal de Saúde, com apoio de especialistas e representantes de associações de pais de autista. Os objetivos do programa, segundo a propositura, são: oferecer aos autistas tratamentos de saúde bucal adequado às suas necessidades; capacitar e especializar profissionais nesta área; inserir este programa no Programa em Estratégia Saúde da Família; e absorver novas técnicas e procedimentos que possibilitem melhoria na qualidade de vida dos autistas e familiares.

Na Justificativa do projeto, o parlamentar considera que as alterações comportamentais são um importante complicador no atendimento dessa população. “O desconhecimento sobre a doença e o consequente despreparo dos profissionais para lidar com as especificidades do autismo, bem como com as apreensões familiares, muitas vezes inviabilizam uma intervenção eficaz e práticas clínicas efetivas”, afirma Carlos Fontes, ressaltando que realizar procedimentos odontológicos, desde os mais simples, envolve a necessidade do conhecimento prévio do padrão do comportamento autístico e do seu histórico, já que o autismo exibe heterogeneidade na amplitude das suas manifestações.

Foto: Dennis Moraes

O vereador chama a atenção, também, para o fato de que a saúde bucal geralmente é negligenciada em função das inúmeras preocupações relacionadas diretamente à doença. “Nesse sentido, frequentemente se observa em pacientes autistas uma dieta cariogênica, higiene bucal precária e uso de medicamentos xerostômicos, levando a um quadro de saúde bucal desfavorável”, relata o autor, o qual defende que a criação deste programa de saúde bucal, inserido no Programa em Estratégia Saúde da Família, representará significativa melhora na qualidade de vida tanto dos autistas, quanto dos familiares.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!