seg. jan 27th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Projeto Cinesolar leva a magia do cinema a Campinas e exibe vários curtas e o longa “Colegas”

O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, estará no dia 22 de junho, quinta-feira, a partir das 18h, na Praça do CRAS Flamboyant, na rua Paraibuna, 177, no Jardim Flamboyant, em Campinas/SP.

 

No caso de chuva, será no salão da Igreja Templo da Adoração ao Deus Vivo, à rua Paraibuna, 373. O evento, que integra o circuito Caminhos do Brasil 2017, é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Sanofi Genzyme. Em Campinas, a iniciativa tem o apoio da Fundação FEAC por meio do projeto Urbanizarte, integrante do programa FEAC Arte e Cultura (FAC) que incentiva ações artísticas, culturais e esportivas que promovam a apropriação dos territórios pelas comunidades locais.

 

A programação é intensa.  Às 18h serão exibidos curtas, com temáticas sobre diversidade e sustentabilidade voltadas para as crianças como “Não Custa Nada”, de Edu Pereira; “De onde vem a água do Rio”, de Mateus Di Mambro; e “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo. Às 19h começa o filme principal: “Colegas”, dirigido por Marcelo Galvão (que também fez o roteiro do filme), que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. A entrada é franca e aberta a todos.

 

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

 

No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas. A equipe do Cinesolar leva até um pipoqueiro, com pipoca gratuita, para que o público tenha uma experiência “total” de ir ao Cinema. Em Campinas a guloseima foi gentilmente providenciada pelo FAC.

 

Durante o evento acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

 

Os filmes exibidos pelo circuito Cinesolar Caminhos do Brasil tratam de temas como diversidade e inclusão, contribuindo para fomentar discussões positivas sobre esses assuntos.

 

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou 412 sessões e 119 oficinas em 227 cidades de “todo” o País, ultrapassando 69 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 306.900 watts, equivalente a mais de cinco mil horas de uma televisão de 20 polegadas ligada ininterruptamente.

 

O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social. Tem ainda a parceria da Ecooar. Por isso, todas as sessões do Cinesolar têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo.

 

Circuito Caminhos do Brasil 2017 – Dia 22 de junho, quinta-feira

 

Local: Praça do CRAS Flamboyant, à rua Paraibuna, 177, no Jardim Flamboyant, em Campinas.  (No caso de chuva, será no salão da Igreja Templo da Adoração ao Deus Vivo, à rua Paraibuna, 373.)

 

Programação

18h – Curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade;

 

19h – Longa-metragem “Colegas” (Drama/Aventura, Brasil, 1h34m, 2012) é uma divertida comédia, dirigida por Marcelo Galvão (que também fez o roteiro do filme), que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema.

 

Entrada Franca e aberta a todos

 

Parceria Local: Fundação Feac e CRAS Flamboyant

 

O projeto é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Sanofi Genzyme.

 

Apoio: Surya Brasil, Keppe Motor, Ecofit, Ecooar, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen e Solar World Cinema.

 

Apoio tecnológico: Sices Solar.

 

Contato: Airton Gontow (11) 99109-0688 e 4508-4554 e-mail: redacao@gontof.com.br

 

 

Comentários

Dennis Moraes