Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Musa 24 Horas
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
  • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SAIBA MAIS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Projeto Cinesolar leva a magia do cinema a Campinas e exibe vários curtas e o longa “Colegas”

Redação 21 de junho de 2017 5 minutes read
  • CLIQUE E SAIBA MAIS

O Cinesolar, inovadora iniciativa brasileira de cinema itinerante, que exibe filmes a partir da energia solar, estará no dia 22 de junho, quinta-feira, a partir das 18h, na Praça do CRAS Flamboyant, na rua Paraibuna, 177, no Jardim Flamboyant, em Campinas/SP.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

No caso de chuva, será no salão da Igreja Templo da Adoração ao Deus Vivo, à rua Paraibuna, 373. O evento, que integra o circuito Caminhos do Brasil 2017, é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Sanofi Genzyme. Em Campinas, a iniciativa tem o apoio da Fundação FEAC por meio do projeto Urbanizarte, integrante do programa FEAC Arte e Cultura (FAC) que incentiva ações artísticas, culturais e esportivas que promovam a apropriação dos territórios pelas comunidades locais.

 

A programação é intensa.  Às 18h serão exibidos curtas, com temáticas sobre diversidade e sustentabilidade voltadas para as crianças como “Não Custa Nada”, de Edu Pereira; “De onde vem a água do Rio”, de Mateus Di Mambro; e “Caminho dos Gigantes”, de Alois Di Leo. Às 19h começa o filme principal: “Colegas”, dirigido por Marcelo Galvão (que também fez o roteiro do filme), que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. A entrada é franca e aberta a todos.

 

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas.

 

No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas. A equipe do Cinesolar leva até um pipoqueiro, com pipoca gratuita, para que o público tenha uma experiência “total” de ir ao Cinema. Em Campinas a guloseima foi gentilmente providenciada pelo FAC.

 

Durante o evento acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

 

Os filmes exibidos pelo circuito Cinesolar Caminhos do Brasil tratam de temas como diversidade e inclusão, contribuindo para fomentar discussões positivas sobre esses assuntos.

 

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou 412 sessões e 119 oficinas em 227 cidades de “todo” o País, ultrapassando 69 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 306.900 watts, equivalente a mais de cinco mil horas de uma televisão de 20 polegadas ligada ininterruptamente.

 

O Cinesolar é a primeira iniciativa de cinema itinerante que funciona através de energia renovável, aliando a difusão cultural e meio ambiente. O projeto conta também com o apoio do Solar World Cinema e da fundação Holandesa Doen, promotora da sustentabilidade, cultura e inovação social. Tem ainda a parceria da Ecooar. Por isso, todas as sessões do Cinesolar têm a compensação de carbono em uma área de reflorestamento no interior de São Paulo.

 

Circuito Caminhos do Brasil 2017 – Dia 22 de junho, quinta-feira

 

Local: Praça do CRAS Flamboyant, à rua Paraibuna, 177, no Jardim Flamboyant, em Campinas.  (No caso de chuva, será no salão da Igreja Templo da Adoração ao Deus Vivo, à rua Paraibuna, 373.)

 

Programação

18h – Curtas-metragens infantis, com a temática da sustentabilidade;

 

19h – Longa-metragem “Colegas” (Drama/Aventura, Brasil, 1h34m, 2012) é uma divertida comédia, dirigida por Marcelo Galvão (que também fez o roteiro do filme), que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema.

 

Entrada Franca e aberta a todos

 

Parceria Local: Fundação Feac e CRAS Flamboyant

 

O projeto é realizado pela Brazucah Produções, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem o patrocínio da Sanofi Genzyme.

 

Apoio: Surya Brasil, Keppe Motor, Ecofit, Ecooar, GIZ, Instituto Ideal, Fundação Holandesa Doen e Solar World Cinema.

 

Apoio tecnológico: Sices Solar.

 

Contato: Airton Gontow (11) 99109-0688 e 4508-4554 e-mail: redacao@gontof.com.br

 

 

About the Author

Redação

Administrator

View All Posts

Post navigation

Previous: Projeto de Lei reforça regras para uso de vagas especiais de estacionamento em Limeira
Next: Construção Civil da Região Metropolitana de Campinas fecha 703 postos de trabalho no mês de maio
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cultura Câmara Municipal DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan santa barbara doeste SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde SaúdePública saúde pública SB24Horas SBO sbocity solidariedade Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente