Programas de monitoramento no saneamento são apresentados ao DAE

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste recebeu na manhã de hoje (02) a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), que apresentou ações de melhorias no saneamento aos municípios associados, no intuito de reduzir custos operacionais e medidas no controle de pressão da água em pontos onde o abastecimento é variável. A apresentação ocorreu no Museu da Água e contou com a participação de representantes de sete municípios.

O Programa de Monitoramento de Pressão consiste nas instalações de, no mínimo, dois aparelhos coletores de dados de pressão “on-line” em dois pontos (residências) escolhidos pelo órgão gestor do saneamento de cada cidade envolvida, por um período de 30 dias. Por meio dos aparelhos, o acesso remoto dos dados poderá ser feito via internet, pela ARES-PCJ e pelo prestador de serviços que, no final, terão à disposição um diagnóstico de pressões em pontos diferentes do sistema de distribuição, podendo até detectar vazamentos na rede.

Outro importante programa apresentado foi a Verificação da Eficiência nos Sistemas de Recalque (Termografia e Vibração), onde serão verificados os principais sistemas de bombeamento, mais especificamente a parte elétrica e análise de ruídos. Os dois novos programas passaram a valer a partir dessa apresentação.

Em Santa Bárbara d’Oeste, os programas serão implantados a partir do próximo mês, em locais ainda a serem definidos pelos técnicos da autarquia barbarense. Estiveram presentes na ocasião os municípios de Amparo, Mogi Mirim, Nova Odessa, Araras, Atibaia e Leme.

 

DAE/SBO

Comentários

Notícias relacionadas