Programação do Mês da Consciência Negra


Iniciou nesta terça-feira (03), a programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 deste mês. O objetivo é transmitir o legado da cultura negra na música, artes visuais e educação. As ações, que seguem até dia 30, contribuem também para o combate a discriminação no âmbito educacional e social promovendo uma cultura de paz.

A partir desta semana, as escolas municipais realizam apresentações culturais internas com os participantes do Curso de Música Africana atuantes na Educação Infantil e Ciclo I. Na quarta-feira (04) será realizado entre 18h30 às 21h30, na Secretaria Municipal de Educação, o Workshop Ritmos Brasil/Angola e o lançamento do livro “Brasil, Angola: Tradição Rítmica e Cultural”, com Rodrigo Mouraes (Monitor Cultural no Ciep Angélica) e o Mestrando de Capoeira Sidney Tempesta (Pernilongo). O Workshop é gratuito e destinado a todos os interessados.

Confira a programação completa:

Escolas Municipais
Período: 03 a 13/11
– Apresentações Culturais internas realizadas pelos participantes do Curso de Música Africana atuantes na Educação Infantil e Ciclo I.

Período: 16 a 30/11
– Exposições e apresentações internas dos trabalhos escolares.

Secretaria Municipal de Educação
Data: 04/11, quarta-feira, das 18h30 às 21h30
– Workshop com Rodrigo Mouraes (Monitor Cultural no Ciep Angélica) e o Mestrando de Capoeira Sidney Tempesta – “Ritmos Brasil / Angola, apresentação de ritmos” e lançamento do livro “Brasil, Angola: Tradição Rítmica e Cultural”

Período: 09 a 30/11, das 8 às 17 horas
– Exposições Fotográficas: “Consciência Viva” de Ricardo Greggo e “100 % Negro” da artista plástica Rosy Jesus Vaz.

Período: 16 a 30/11
– Exposição dos Projetos Didáticos: Ler para estudar a Cultura Afro-brasileira (Baobá) e Cultura Indígena (Fotos- Registro).

Data: 18/11, quarta-feira, das 19 horas às 21h30
– Abertura Simbólica da Exposição Fotográfica Missão Moçambique (Anderson Junque) e apresentação Cultural dos Cursistas de Música Africana.

Praça Central “Coronel Luiz Alves”
Data: 20/11, sexta-feira, das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 15h30
– Apresentações Culturais das escolas municipais na Praça Central “Coronel Luiz Alves”

Show na Praça
Data: 21/11, sábado, das 9 às 12 horas
– Apresentação de Maracatu com Baque de Santa.
– Apresentação com alunos da Associação de Capoeira Motta Cultura Afro.
– Tenda de Unhas artísticas do CEU  das Artes ministrada pela professora Cris Caetano.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação, localizada na Rua Graça Martins, 680, ou pelo telefone 19 3464-9449.

Comentários

Notícias relacionadas