Saúde 

Programa “Saúde sem Tabaco” promove reuniões com quem já parou de fumar

Determinação, força de vontade e superação. Se você é fumante e deseja abandonar o vício, basta possuir algum destes pré-requisitos e ingressar no Programa “Saúde sem Tabaco”, promovido gratuitamente pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Os encontros são realizadas pela Secretaria de Saúde e promovidos todas às segundas-feiras no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Nesta semana foi realizada a primeira reunião de manutenção do atual grupo, onde os pacientes puderam compartilhar e avaliar o seu dia a dia já sem o cigarro.

 

Antes de iniciar essa fase, os grupos passaram por acolhimento, quando foram aplicados testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante. Na sequência os pacientes foram encaminhados para consulta médica e avaliação bucal e posteriormente participaram das reuniões terapêuticas. As reuniões de manutenção seguirão pelas próximas duas semanas, quando o atual grupo será finalizado.

 

Na última semana foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29/8). Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), as doenças causadas pelo cigarro são responsáveis por uma em cada 10 mortes no mundo. Em Santa Bárbara o Programa Saúde sem Tabaco é desenvolvido há mais de quatro anos, com coordenação do médico Antônio Detoni e apoio de uma equipe multidisciplinar, que oferece apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes.

 

Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

 

Comentários

Leia também...