26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Programa “Saúde Sem Tabaco” finaliza mais um grupo

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou nesta segunda-feira (22) mais um grupo do programa de cessação ao tabagismo “Saúde Sem Tabaco”. O encontro ocorreu no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e contou com uma confraternização, com depoimentos e trocas de experiências entre profissionais envolvidos e participantes. A iniciativa é realizada pela Educação Permanente e NES (Núcleo de Educação em Saúde).

O biólogo Alexandre Visockas, 58 anos, destacou a diversidade e organização do grupo. “Fiquei muito satisfeito com as técnicas utilizadas pela equipe, a interação com pessoas de diferentes realidades é fundamental no incentivo a parar de fumar”, comentou. “Fumei durante 40 anos e nunca havia tentado parar, participando do grupo foi possível notar a importância da troca de experiências nesse processo. No momento não me imagino mais fumando, indico a participação nesse programa a todos que tenham esse objetivo”, completou.

Para a cuidadora Maria Teresinha Carolina Diniz, 64 anos, o grupo a ajudou em um momento crucial. “Gostaria de agradecer toda a equipe e afirmar sem exagero que esse grupo salvou minha vida. Fui fumante por 30 anos e o máximo que havia conseguido ficar sem fumar foram dois dias. Estou muito satisfeita, perdi meu pai e uma irmã por decorrência de doenças causadas pelo tabaco e hoje posso afirmar que me considero livre desse vício”, comemorou.

O programa tem coordenação do médico Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar, composta por farmacêutico, assistente social, enfermeiro, dentista e psicólogo. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

Foto: Arquivo

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!