Programa “Saúde Sem Tabaco” finaliza grupo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Núcleo de Educação Permanente, finalizou nesta segunda-feira (17) mais um grupo do Programa de Cessação ao Tabagismo, “Saúde Sem Tabaco”. O encontro ocorreu no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e contou com uma confraternização, com depoimentos e trocas de experiências entre profissionais envolvidos e participantes.

A coordenadora da Educação Permanente, Patrícia Sena, destacou a sensação do dever cumprido após o encerramento de mais um grupo. “A cada grupo que se encerra, aumenta a nossa satisfação e o sentimento de vitória por parte de cada profissional e participante envolvido. Isso nos dá a certeza de que as sementes estão sendo plantadas, é extremamente gratificante acompanhar a evolução dos participantes, a sua determinação e o prazer da conquista ao atingirem o objetivo final, que é parar de fumar”, comemorou.

O agente de administração escolar David Roberto Baldo, 31 anos, conta como deixou de fumar através da participação no grupo. “As orientações da equipe, aliadas ao apoio dos meus amigos, da minha noiva e dos meus pais foram aspectos determinantes nessa minha decisão”, destacou. Opinião semelhante teve o comerciante Edmilson Aparecido Stanólis, de 36 anos. “Dentro do grupo, a união e apoio entre os participantes fortalece e auxilia na motivação de cada um. Além do apoio médico, odontológico e psicológico, um fator primordial é o apoio moral que recebemos”, valorizou.

O programa tem coordenação do médico Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar, composta por farmacêutico, assistente social, enfermeiro e psicólogo. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo.

Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência. Após o encerramento, os participantes continuam recebendo apoio, caso seja necessário. “O grupo se encerra, mas os contatos permanecem, os telefones dos participantes e dos profissionais são disponibilizados para monitoramento e acompanhamento contínuo em caso de necessidade”, finalizou Patrícia.

Assessoria de Imprensa

Comentários

Notícias relacionadas