Programa “Saúde sem Tabaco” de Santa Bárbara d´Oeste inicia reuniões terapêuticas

Determinação e força de vontade. Foi realizada na segunda-feira (4) a primeira reunião terapêutica do 2º Grupo do Programa “Saúde sem Tabaco” em 2018. Promovidos pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, os encontros acontecem no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) todas às segundas-feiras com o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar. As reuniões terapêuticas seguem pelas próximas três semanas.

Na última semana foi celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco (31/5). Em 2016, segundo o Ministério da Saúde, 10,1% dos brasileiros acima de 18 anos ainda mantinham o hábito de fumar. Em Santa Bárbara o Programa Saúde sem Tabaco é desenvolvido há cinco anos, com coordenação do médico Antônio Detoni e apoio de uma equipe multidisciplinar, que oferece apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes.

Em 2017 o Programa atendeu 108 pessoas, sendo que 60 deixaram de fumar ao término da participação, o que representa um percentual de mais de 55%. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) preconiza que entre 40 e 50% do total de participantes devem deixar de fumar ao término da participação em programas e grupos antitabagismo.

Os profissionais envolvidos com o Programa no Município foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima à residência.

Comentários

Notícias relacionadas