28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Programa Saúde da Família: capacitações em UBSs são realizadas

Compartilhe essa notícia!

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou as atividades do PSF (Programa Saúde da Família) no município. Após o lançamento oficial do Programa, no dia 16, as equipes participam do Curso Introdutório – Estratégia da Saúde da Família. Nesta primeira etapa, os profissionais são capacitados nas suas unidades de referência para compreenderem a estrutura do programa.

 

A capacitação da equipe de técnicos do programa já ocorreu nas UBSs “Paulo Pereira Fonseca”, no Cruzeiro do Sul, “Dr Felício Fernandes Nogueira”, no Mollon, e o Centro de Saúde “Dr. Jéber Juabre”, na Vila Borges. Nos encontros foram abordados os temas Trabalho em Equipe; Apresentação da Territorialização – Divisão do Município de Santa Bárbara d’Oeste em Distritos de Saúde; Estrutura do PSF; Atribuições dos Profissionais da ESF (Estratégia Saúde da Família) e Diagnóstico do Território. Nos próximos dias a capacitação ocorrerá também na UBS “Amália Salvador Dal’ Bello”, no Jardim São Fernando.

 

“O curso possibilita o conhecimento da estrutura do Programa Saúde da Família, ampliando o olhar em relação ao indivíduo e a família. Por meio destes encontros, esperamos auxiliar no embasamento técnico e teórico da equipe, fortalecendo o trabalho como um todo”, destacou a coordenadora do Programa em Santa Bárbara d’Oeste, Juliana Sturaro.

 

O PSF é uma estratégia de assistência da atenção básica à saúde, formada por equipes multiprofissionais nas Unidades Básicas de Saúde. No município, são 84 profissionais envolvidos, divididos em sete equipes, sendo um médico generalista (capacitado para atender crianças, homens, mulheres, gestantes e idosos), um enfermeiro, um dentista, dois técnicos de enfermagem, um auxiliar de saúde bucal e de quatro a seis agentes comunitários de saúde. Cada equipe de Saúde da Família é responsável por aproximadamente mil famílias, dentro de uma área delimitada geograficamente.

 

Foto: Marcel Carloni

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!