19 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Programa Mãe Americanense reúne gestantes na APAM da Praia Azul

Compartilhe essa notícia!

O programa Mãe Americanense, promovido pela Prefeitura de Americana por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, reuniu gestantes do território atendido pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Praia Azul nesta quarta-feira (8).

 

As participantes realizaram dinâmicas sobre as fases da gestação e receberam informações sobre o período gestacional. Os trabalhos foram conduzidos na APAM (Associação de Promoção e Assistência de Americana) pela equipe da entidade, prestadora do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

 

A segunda edição do Mãe Americanense conta com a participação de 40 gestantes, entre 14 e 22 semanas de gravidez, em acompanhamento pré-natal, residentes em Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até um quarto de salário-mínimo e inscritas no Cadastro Único.

 

Durante três meses são desenvolvidas atividades, quinzenalmente, com o objetivo de fortalecer os vínculos entre mãe e bebê e a rede de apoio. São abordados os cuidados com a saúde, mudanças biopsicossociais, aleitamento materno, parto, planejamento familiar, formação do vínculo entre a mãe e o bebê, desenvolvimento humano e práticas educativas parentais, entre outros temas.

 

A segunda edição será concluída em dezembro, quando as gestantes receberão kits de enxoval para os bebês, composto de carrinho, banheira, produtos de higiene e roupas. A primeira edição, encerrada em outubro, contemplou 31 mulheres.

 

“O programa Mãe Americanense foi criado para oferecer às gestantes o suporte necessário para este momento tão especial de gestação e nascimento do bebê. As atividades são preparadas visando promover o fortalecimento dos vínculos entre mãe e bebê, proporcionando uma série abordagens para que possam se sentir seguras e amparadas, recebendo todo o apoio da rede de atendimento a essa demanda em especial”, explica a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes.

 

Participam do trabalho do Mãe Americanense na APAM a coordenadora do SCFV, Caroline Ardrim, as educadoras sociais Cleide Carvalho e Kátia Rigueto, a assistente social Larissa Albino e a educadora social do CRAS, Daiany Rodrigues Reis.

 

 

Por Daniela Alves (MTb 23.611)

 

Fotos: Marilia Pierre

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!