Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Variedades

Programa Jovem Aprendiz: Conheça os benefícios para empresas e estudantes

Não há dúvidas de que o Programa jovem aprendiz é excelente, as empresas e estudantes que aproveitam os benefícios desse programa, certamente, conseguem sucesso dentro do mercado de trabalho.

Atualmente, se inserir no setor corporativo é um grande desafio, já que é comum negar oportunidades para jovens em desenvolvimento.

Justamente por esse motivo, o programa jovem aprendiz é essencial, tanto para jovens, como também para as empresas.

É comum acreditar que apenas o estudante irá se beneficiar com o que é oferecido pelo programa, contudo, as empresas também conseguirão colher ótimas vantagens.

Ficou curioso para conhecer melhor sobre esses benefícios, não é mesmo? Continue acompanhando o artigo com bastante atenção e entenda tudo sobre esse tema.

Boa leitura!

Os benefícios do Programa Jovem Aprendiz para estudantes e empresas

Primeiramente, você precisa entender que o Programa Jovem Aprendiz é um projeto que foi desenvolvido pela Lei da Aprendizagem, cujo propósito é fornecer capacitação técnica para jovens se inserir no mercado de trabalho.

De acordo com o que é proposto por essa Lei, a capacitação deve ser dada por meio de parcerias que são feitas com diferentes tipos de empresas, sejam de médio ou grande porte.

O projeto é responsável por incentivar tantos os jovens, como também as empresas.

De um lado, o estudante colhe o grande benefício de conseguir a qualificação para se tornar profissional de sucesso e do outro está a empresa se beneficiando do trabalhador qualificado para realizar as atividades da indústria.

Mas os benefícios vão além, prossiga e entenda com os tópicos a seguir.

Benefício #1: Diferencial no mercado de trabalho

O jovem que faz parte do Programa Jovem Aprendiz se diferencia no mercado de trabalho, pois terá experiência de qualidade em seu currículo, logo, ficará mais fácil encontrar emprego após finalizar sua participação no programa.

Já a empresa se diferencia das demais, pois deixará de ser encarada apenas como um empreendimento cujo principal motivo é lucrar, quando esse programa é oferecido, as pessoas encaram a instituição como local que está preocupado com o futuro dos jovens.

Se diferenciar no setor corporativo é essencial, o jovem que possui essa experiência sai na frente e a empresa consegue prospectar talentos e clientes.

Benefício #2: Aumento da inovação e da criatividade

Quem faz parte do Programa Jovem Aprendiz são estudantes que estão empolgados e decididos a conseguir destaque dentro da empresa, sendo assim, sem dúvidas o contratado se empenhará de forma a contribuir para o crescimento da empresa.

Pense que a empresa estará recebendo uma pessoa disposta a dar o seu melhor, pois foi selecionada para isso.

De um lado estará o jovem se beneficiando da oportunidade de trabalho, colocando em prática os ensinamentos e do outro estará a empresa conseguindo a vantagem de ter profissionais dispostos em realizar mudanças.

Benefício #3: Incentivos fiscais

Uma ótima vantagem para empresa que oferece o Programa Jovem Aprendiz é adquirir incentivos fiscais que vem de órgãos públicos.

Saiba que quando o programa é adotado, a empresa deve realizar o pagamento de apenas 2% de FGTS, além disso, fica isenta de ter que realizar o aviso prévio remunerado e não paga multas nessa situação.

Outro benefício exclusivo das empresas é que o empreendimento que possui registro como Simples Nacional, não tem o acréscimo na contribuição que eles precisam passar para a previdência.

Isso significa que quem tem negócio pequeno também acaba colhendo benefícios do programa, já que pagam menos impostos.

Benefício #4: Direitos do aprendiz

É essencial saber que os aprendizes recebem alguns benefícios além de conseguir aproveitar a renda financeira que é paga mensalmente.

Veja só que benefícios são esses:

  • Vale refeição;
  • Vale transporte;
  • Contribuição para o FGTS;
  • Contribuição para o INSS;
  • Direito em ter férias.

Tudo isso deverá ser proporcionado para o estudante, ou seja, as empresas recebem mão de obra qualificada e pagam por esse trabalho que está sendo feito.

Benefício #5: Capacitação técnica

O aprendiz é aquele jovem que tem pouca ou nenhuma experiência dentro do mercado de trabalho, desta forma, a empresa que realiza a contratação irá moldá-lo de acordo com seus princípios.

Isso é um grande benefício tanto para os estudantes quanto para as empresas.

A empresa consegue mão de obra perfeita para aprender de acordo com a sua necessidade, já o jovem irá receber aprendizagem e passará ter experiência para oportunidade no futuro.

Isso aumenta a produtividade da empresa e o conhecimento do estudante.

Enquanto o negócio estará contando com equipe de alta qualidade, o estudante vai poder tornar esse momento da sua vida em uma ótima experiência para o seu currículo.

Agora é sua vez!

Viu só como o estudante e a empresa pode se beneficiar do Programa Jovem Aprendiz, sendo assim, é a sua vez de procurar por esse tipo de trabalho ou oferecer esse tipo de oportunidade!

Gostou do artigo? Compartilhe-o em redes sociais!