Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Limeira

Programa da Suzano estimula voluntariado e beneficia mais de 600 pessoas na região de Limeira (SP)

Somente neste ano, 220 voluntários estiveram engajados em ações sócio educativas, ambientais e sociais

 

A Suzano promove há mais de uma década o Programa Voluntariar, que vem inspirando colaboradores e familiares a se engajarem em ações de voluntariado e assumirem o protagonismo social. Neste Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), a empresa celebra os bons resultados conquistados nas cidades onde atua. Na região de Limeira (SP), 630 pessoas foram beneficiadas somente neste ano em uma série ações, que contaram com a participação de 220 colaboradores voluntários.

 

“O voluntariado reforça nossos direcionadores de cultura, estimulando nossos colaboradores ao exercício da cidadania e transformação social para construção de um mundo melhor. Incentivamos colaboradores, prestadores de serviço e familiares a compartilharem seu tempo e talento, sendo gente que inspira e transforma de forma positiva na sociedade.  Essa troca de experiências é rica para todos e transforma também o clima organizacional, com o desenvolvimento de competências e habilidades de relacionamento, comunicação e planejamento, que se juntam ao empreendedorismo, liderança e visão global”, afirma Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

 

Em Limeira, até o momento, foram seis iniciativas promovidas no decorrer de 2019, como o Suzano na Escola, Campanha Amigos da Vida, plantio e adubação na Gruta Dainese, Baile de Carnaval APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Festival Nossa Arte APAE e Voluntariar em Ação.

 

Entre esses voluntários está Daniela Datrino Camargo, consultora de Suprimentos na Unidade da Suzano em Limeira. Voluntária desde 2009, ela já passou por programas como o Formare, voltado para a qualificação profissional de jovens, Suzano na Escola, entre tantos outros e resume essa década de atuação em prol da comunidade: “É uma questão de propósito! É muito gratificante participar de ações que promovem uma mudança positiva no mundo”.

 

Por meio da plataforma Voluntariar em Ação, lançada neste ano e que permite que colaboradores liderem ações voluntárias dentro e fora da companhia, Daniela e um time de 35 colaboradores voluntários desenvolvem um projeto em instituições de acolhimento de crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade. A ideia é, além de trabalhar diretamente com esses públicos, buscar meios de melhorar a estrutura física dessas instituições. “O objetivo é ajudar os beneficiados das instituições, dando conforto aos idosos e levando otimismo a essas crianças e adolescentes e também garantir que as instituições consigam receber novas pessoas. Vamos devolver um pouco do muito que temos”, destacou. O projeto visa ainda promover com um encontro de gerações, em que crianças, adolescentes, idosos e voluntários terão a oportunidade de se conhecerem e trocar experiências.

 

 

 

Voluntariar

 

O Voluntariar é um programa que estimula e reconhece a prática de voluntariado em todas unidades da empresa. Até o momento, foram 7.869 pessoas beneficiadas por uma das mais de 20 iniciativas desenvolvidas da Suzano. São 2.225 colaboradores e familiares engajados e doando parte do seu tempo e conhecimento para melhorar a qualidade de vida da comunidade que os cercam.

 

Neste ano, o Voluntariar ampliou seu escopo com o Voluntariar em Ação, movimento colaborativo e solidário que conta com uma plataforma em que interessados no voluntariado podem se inscrever. Os colaboradores montam equipes e partem para a construção de um plano de ação com base nos direcionadores de cultura da Suzano. No final, entregam um relatório mostrando como cada equipe ajudou a transformar a sociedade.

 

 

Sobre a Suzano

 

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de árvores, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.