SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Profissionais da Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa passam por curso de capacitação

Compartilhe essa notícia!

Por

Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP

 

Os Agentes de Endemias do Setor de Zoonoses da Prefeitura de Nova Odessa concluíram no último dia 19/09 um curso técnico para prevenção e remediação de problemas de saúde. A conclusão do curso contou com a participação do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho), que entregou pessoalmente os certificados aos servidores de carreira que atuam na área.

 

A entrega dos certificados também contou com a participação da Secretária de Saúde Jaqueline Serrano, da diretora de Vigilância em Saúde, Joseane Gomes, e da coordenadora de Vigilância em Zoonoses, Paula Faciulli.

 

O Programa “Agente com Saúde” destina-se à formação técnica dos agentes para desenvolver novas técnicas de ações de prevenção e controle de agravos à saúde. O curso teve duração de 10 meses, com 1.275 horas/aula, com encontros online e “em campo”, e capacitou seis profissionais do Município.

 

As aulas práticas foram ministradas pela preceptora Gislaine Rodrigues Machado, enfermeira da Rede de Atenção Básica da cidade, a qual havia sido capacitada anteriormente pelo próprio Ministério da Saúde como multiplicadora das noções.

 

O curso é promovido pelo Programa “Saúde com Agente”, em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

“Essa iniciativa do Ministério da Saúde está de acordo com as propostas da Conferência Municipal de Saúde que é proporcionar aos agentes de endemias e outros profissionais da saúde capacitações continuadas e permanentes”, destacou a secretária Jaqueline.

 

“O Programa Agente com Saúde é de extrema importância para nosso município pois proporciona conhecimento técnico para nossos agentes ACE que diariamente estão em contato com nossa comunidade orientando e prevenindo doenças”, completou o prefeito Leitinho.

 

EQUIPE ANTIDENGUE

 

O Setor de Zoonoses é responsável, entre outras tarefas diárias, pelo combate aos focos do mosquito transmissor do vírus da dengue. A equipe percorre os bairros da cidade, entrando de casa em casa e vistoriando os quintais em busca de todo e qualquer recipiente que possa acumular água e servir de “berçário” para as larvas do mosquito da dengue.

 

A redução de criadouros ainda é o melhor método para prevenir a proliferação de mosquitos e das doenças transmitidas por eles. Isto porque cerca de 80% dos criadouros são domésticos, ou seja, estão nas moradias das pessoas. Os munícipes que identificarem possíveis criadouros em terrenos baldios devem comunicar diretamente o Setor de Zoonoses por meio do WhatsApp (19) 99749-2110.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!